10 dicas para gostar do seu chefe e ele de si

Se é patrão e quer saber o que é preciso para que os seus colaboradores gostem de si, esta lista é a ideal. Mas se é empregado, esta lista também é útil, porque fica a saber o que faz um bom chefe. E quem sabe se não é o seu? Deji Akingbade, membro do Life Hack e autor do livro <a href="https://www.amazon.com/Be-Verb-Learning-Separating-Yourself-ebook/dp/B00OFJ0TMQ" target="_blank">"Be the Verb - Not the Noun: Learning To Thrive By Separating Yourself From Your Labels"</a>, defende que hoje ser chefe ou patrão é mais complexo, pois trata-se não apenas de liderar pessoas, mas também de ideias, estratégias e crenças para alcançar o sucesso.
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1. Ter consciência de que o chefe é a parte mais stressante do trabalho. A conclusão - três em quatro pessoas acha isto - é da psicóloga Michelle McQuaid no seu livro "What Good is Positive Business". Por isso, o chefe deve fazer tudo para liderar uma equipa vencedora.

2. Permitir toda a liberdade de ação e independência. O chefe deve mostrar confiança nas capacidades dos seus colaboradores, o que faz com que toda a equipa tenha grande respeito por quem manda. Isto, por sua vez, trará um ambiente de trabalho mais positivo.

3. Ver os colaboradores por quem eles são, não pelo que são. Muitos patrões veem os seus colaboradores sem filtros, ou seja, sem preconceitos quanto à raça, religião, sexo, orientação sexual ou títulos. À medida que os conhece melhor, o chefe deve delegar trabalho em função da paixão, competência e habilidade expressa pelos seus colaboradores.

4. Nunca demonstrar favoritismos. Quando um chefe trabalha próximo dos seus colaboradores, é natural surgirem favoritismos. Porém, o que faz um bom chefe é saber tratar todos de forma justa e igual, pois na hora de aplicar medidas duras, por exemplo, há que fazê-lo de igual modo para todos. Os colaboradores esperam isso de um bom chefe.

5. Liderar pelo exemplo. Os grandes chefes nunca devem pedir aos funcionários alguma coisa que não estivessem também dispostos a fazer. Isso inspira os colaboradores. Às vezes, é mais eficaz meter mãos à obra do que fazer discursos eloquentes.

6. Escutar os trabalhadores. Ouvir os colaboradores tem a vantagem de revelar outros lados da empresa, pondo a descoberto falhas e buracos em métodos e procedimentos. Esta medida pode resultar numa melhoria do funcionamento e no aumento da produtividade e evitar desperdícios.

7. Ter sentido de humor. Há uma grande tentação de os cargos de chefia levarem a abusos de poder. Para o evitar o chefe/patrão não deve levar-se demasiado a sério. Apesar de saberem que um chefe manda, os colaboradores gostam de saber que ele ainda é humano e tem algum sentido de humor. Algo que, está provado, é contagioso. Até porque uma equipa bem-humorada, trabalha melhor.

8. Ser inspirador. Os bons chefes conseguem que os seus colaboradores revelem e deem ao trabalho o melhor de si. Como? O patrão deve partilhar com os seus colaboradores que é humano e que algures no seu percurso profissional teve dúvidas, falhou e até pediu ajuda.

9. Fazer críticas construtivas. Poucos são os colaboradores que gostam de ser criticados. Mas até aos que têm um desempenho aquém do esperado é possível fazer críticas de modo a que este melhore em vez de se tornar um problema ainda maior e destabilize a equipa toda.

10. Ser caloroso e acessível. A porta aberta aberta do gabinete do chefe é o melhor sinal desta disponibilidade para os colaboradores, que ainda assim sabem dar a devida distância que o cargo exige.

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