12 melhores negócios de Shark Tank . Até ao momento
Enquanto nos EUA, a série da ABC já vai na 7.ª edição, por cá a SIC Radical já anuncia a 2.ª temporada portuguesa (e emite a 6.ª), razão pela qual se justifica destacar os 12 negócios de maior sucesso apoiados no programa, numa espécie de "atualização", segundo dados de faturação revelados pela Business Insider.
Assim o destaque vai para...
1. Lumio. Apresentado na 6.ª temporada por Max Gunawan (esta quarta-feira na SIC Radical), o candeeiro magnético tem sido um sucesso de vendas. Quem percebeu de imediato o seu potencial foi o empreendedor (tubarão) Robert Herjavec, que investiu 350 mil dólares numa participação de 10% a empresa de Lumio. Começou por estar à venda em lojas dos principais museus pelo mundo, mas agora este candeeiro com bateria com 8 horas de autonomia aposta em pontos de venda destinados a uma audiência com gosto pela sofisticação e design.
2. Scrub Daddy. Uma esponja para lavar a loiça, com uma cara sorridente. Parece simples, mas a ideia apresentada por Aaron Krause na temporada 4 virou coisa séria ao fazer furor entre os tubarões. Foi Lori Greiner que levou a melhor, tendo investido 200 mil dólares, por 20% da empresa. A esponja passou de vendas de 100 mil dólares (89 mil euros), para 18 milhões em dólares (16 milhões de euros), graças ao canal QVC e às lojas Bed Bath & Beyond e Wallmart.
3. Tipsy Elves. Quem diria que umas camisolas alusivas ao Natal iriam ter tanto sucesso. O tubarão Robert Herjavec percebeu assim que as viu vestidas por Nick Morton e Evan Mendelsohn, tendo investido 100 mil dólares por 10% na empresa, na temporada 4. Antes de surgirem no programa, a marca faturava 900 mil dólares/ano, passando para 8 milhões no ano passado e 12 milhões este ano. Para ajudar a marca alargou o seu portefólio de produtos a outras festividades e criou camisolas de clubes de futebol de colégios.
4. Breathometer. Charles Yim apresentou, na temporada 5 de Shark Tank, um aparelho de medição de álcool através do hálito, controlado via smartphone. Os tubarões Cuban, O’Leary John, Herjavec e Lori Greiner investiram 650 mil dólares (580 mil euros), em 30% da empresa. A seguir, o empreendedor conseguiu um investimento de 2 milhões de dólares da Cleveland Clinic, que permitiu desenvolver a portabilidade do produto. No final de 2014, a empresa faturava 10 milhões de dólares.
5. Grace and Lace. Apresentado na temporada 5, Barbara Corcoran investiu 175 mil dólares numa participação de 10% na ideia criada por marido e mulher Melissa e Rick Hinnant. Nas atualizações da série que a SIC Radical apresenta atualmente, Corcoran refere que "é dos negócios mais rentáveis em que investiu", pois cresceu de uma faturação de 1 milhão de dólares para 6,5 milhões, este ano.
6. Ten Thirty One Productions. Esta produtora de eventos de terror conseguiu de Mark Cuban, na temporada 5, o maior investimento até então: 2 milhões de dólares (1,8 milhões de euros) por uma quota de 20%. Melissa Carbone usou o dinheiro para tornar o negócio nacional, enquanto Cuban assegurou a venda dos bilhetes dos espetáculos através do site Live Nation. Empresa estava à beira de alcançar os 3 milhões de dólares em vendas, no final de 2014.
7. Wicked Good Cupcakes. A dupla mãe-filha Danielle Vilagie e Tracey Noonan, de Boston, lançou uma empresa que faz cupcakes dentro de um frasco. Na edição 4, fizeram negócio com o “tubarão” Kevin O’Leary, que investiu 75 mil dólares (67 mil euros) em direitos em vez de comprar participação. O’Leary recebia 1 dólar por cada cupcake vendido até o “empréstimo” estar pago, passado a 50 cêntimos. Depois de aparecer no programa, a empresa expandiu-se para novas instalações em várias zonas do país, o que elevaou a faturação a 4,8 milhões de dólares/ano.
8. Red Dress Boutique. MarkCuban e Robert Herjavec dividiram o investimento de 1,2 milhões de dólares por 10% da empresa criada por Diana e Josh Harbour, na 6.ª temporada. Dedicada a vender online roupa para senhora, The Red Dress Boutique aumentaram a faturação de 1 milhão de dólares/ano para 14 milhões de dólares.
9.Bombas. Negócio de meias que vive sobretudo do meio online foi apresentado na 6.ª temporada. Criada por David Heath e Randy Goldberg, a marca Bombas foi apoiada pelo tubarão Daymond John, fundador da Fubu. Passaram de uma faturação de 400 mil dólares, para 2 milhões de dólares, no final do ano passado.
10. Simple Sugars. Lani Lazzari tinha apenas 18 anos quando levou o negócio de cosmética sem químicos, na temporada 4 de Shark Tank. A apresentação foi tão convincente que Mark Cuban investiu 100 mil dólares em troca de uma participação de 33%. A empresa vendia 50 mil dólares quando foi criada, e hoje, com mais de 700 pontos de venda no mercado local e internacional, faturou 3 milhões de dólares em 2014.
11. GrooveBook. Brian e Julie Whiteman, casados, foram ao programa na temporada 3, para apresentar este serviço de fotografia por subscrição. Cada utilizador paga 2,99 dólares (2,6 euros) por mês para “armazenar” ou criar álbuns com fotografias tiradas com o smartphone. Cuban e O’Leary investiram 150 mil dólares por 80% dos lucros do licenciamento. A seguir ao programa, a empresa ganhou 50 mil subscritores e faturou 14,5 milhões de dólares em 2014.
12. ReadRest. Um clip magnético que segura os óculos foi apresentado na temporada 3 por Rick Hopper. Lori Greiner viu ali um excelente produto para vender no canal de vendas QVC e investiu 150 mil dólares, em troca de 65% da empresa. Foi um sucesso, e no final de 2014 a empresa tinha uma faturação de 8 milhões de dólares (7 milhões de euros).