Há maus dias de publicidade e há verdadeiros desastres de comunicação. A Ad Week listou alguns dos maus passos nas estratégias de comunicação das marcas em 2013.A lista é longa, mas aqui ficam alguns dos falhanços tão ou mais épicos que a espargata de Claude Van Damme para a Volvo Trucks. Se for responsável de uma marca, depois de ver esta lista, repita a frase: "Nunca irei fazer uma campanha assim".5 falhanços épicos:1. Hyundai, Pipe JobFazer anúncios com temas sensíveis é sempre complicado. Fazer humor com o suicídio não é para todos os gostos. No Reino Unido a Hyundai percebeu isso mesmo depois da reação que o anúncio Pipe Job provocou. O anúncio mostrava uma tentativa de suicídio num Hyundai, para mostrar que isso era impossível num modelo ix35 com "100% de emissões de água". O anúncio gerou uma onda de controvérsia, a que não será alheio o texto publicado pela criativa Holly Brockwell no seu blogue sobre o suicídio do pai. O tema foi tema de noticiários da BBC.Veja aqui e aquiA marca emendou a mão. "A Hyundai comprendeu que o vídeo ofendeu. Pedimos desculpas. O vídeo foi retirado e não será usado em nenhuma da nossa publicidade e marketing."2. Burger King, Fries King e o TwitterMudar o nome de uma marca tem sempre um risco associado. Há as que correm bem, e há o caso do Burger King. Em outubro a cadeia de fast food decidiu 'mudar' o nome para Fries King provocando a confusão nos media sociais. Um mau passo, num ano que já tinha arrancado de forma desastrada depois da conta da marca no Twitter ter sido atacada por piratas informáticos e o logótipo trocado pelo concorrente McDonald's.Saiba mais aqui3. Roxy, Pro Biarritz 2013 Official Teaser - #WhoAmIJustGuess. Era para ser um teaser, mas acabou por dinamitar toda a campanha criada pela marca de roupa desportiva Roxy em torno da surfista profissional Stephanie Gilmore. O teaser tinha como hashtag "WhoIAmJustGuess" - Quem sou eu, adivinhe - mas fazer isso tornava-se bastante complicado, já que a única coisa que o vídeo mostrava era imagens do corpo da surfista. A surfista campeã Cori Schumacher foi uma das caras da petição, assinada por mais de 21 mil pessoas, para a Roxy parar com os anúncios só com sexo e nada de surf.Veja aqui4.Vitaminwater, 'You Retard'Brincar com as palavras por vezes gera equívocos. Que o diga a Vitaminwater na ação que realizou no Canadá. A marca do universo da Coca-Cola criou uma promoção em que brincava com o bilínguismo do país, misturando palavras em inglês e francês. Uma dessas combinações (visíveis nas tampas das garrafas) resultava em "You Retard". Foi essa a palavra com que uma consumidora se deparou quando abriu a garrafa (ver fotografia). Pior: a rapariga tem uma irmã com paralisia cerebral. O assunto levou o pai a escrever uma carta bastante dura à Coca-Cola. A marca reagiu com um pedido de desculpas. A culpa, afinal, é da língua francesa que pode ser muito traiçoeira. Segundo explicou um portavoz da marca, as palavras usadas foram revistas apenas na perspectiva dos consumidores falantes da língua francesa, para quem a palavra "retard" significa "atrasado" e não "retardado". As tampas terão sido posteriormente destruídas.5. Red Bull, TitanicMais de cem anos depois fazer piadas com o Titanic ainda provoca reações fervorosas, como aprendeu à sua própria custa a Red Bull. A marca responsável por saltos do espaço deu um verdadeiro pulo para um buraco negro da comunicação, quando resolveu usar o Titanic e a assinatura "Red Bull dá-te asas" na mesma campanha.Veja aquiNo Reino Unido, a Ad Standards Authority (regulador de publicidade) recebeu cerca de 150 queixas, entre os queixosos estava o Titanic Heritage Trust. Mas o ASA não ditou a retirada da campanha. "Apesar do anúncio poder ser de gosto duvidoso para alguns, dificilmente irá causar uma ofensa generalizada ou visto como diminuindo as vidas que se perderam no desastre", disse o regulador citado pelo The Guardian.