50 euros: "Não será necessário trocar notas da primeira série"

A nota de 50 euros é a quarta a entrar em circulação no âmbito da segunda série, "Europa", depois das notas de 5, 10 e 20 euros
Publicado a

Esta terça-feira marca a entrada em circulação da nova nota de 50 euros em toda a zona Euro. Mas isto não implica que a nota de 50 euros da primeira série tenha de ser trocada. O aviso foi deixado por Hélder Rosalino, administrador do Banco de Portugal, em conferência de imprensa realizada no complexo do Carregado.

"As notas da primeira série vão continuar em circulação e vão coexistir com as notas da segunda série [série Europa] por muito tempo. Não será necessário trocar notas da primeira série", assinalou o administrador esta terça-feira.

Hélder Rosalino lembrou ainda que não há qualquer prazo definido pelo Banco Central Europeu (BCE) para que as notas de 50 euros deixem de poder ser utilizadas. Por isso, "ninguém está mandatado para trocar notas em nome do Banco de Portugal ou de qualquer instituição de crédito".

https://www.youtube.com/watch?v=vR5SKBIgc18

A entidade liderada por Carlos Costa lembra ainda que está a trabalhar com as autoridades policiais, para garantir que "esta transição é feita sem qualquer perturbação para as pessoas".

A nota de 50 euros é a quarta a entrar em circulação no âmbito da segunda série, "Europa". É a primeira nota mais utilizada na zona euro. Na nova série, esta nota caracteriza-se por três alterações.

Por exemplo, observada a contraluz tornam-se visíveis a janela com retrato, a marca de água com retrato e o filete de segurança. Ao mesmo tempo, nas margens da frente da nota existem pequenas linhas impressas em relevo, que facilitam a identificação da nota, especialmente por cegos e amblíopes. E se inclinar a nota, a banda prateada revela um retrato de Europa numa janela transparente e o número esmeralda apresenta um efeito luminoso de movimento ascendente e descendente.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt