A campanha de sonho de... José Pedro Sousa

Publicado a

José Pedro Sousa já colocou meio mundo a fazer uma rede humana para salvar uma baleia, para a Optimus.

Já tem muitos anúncios no seu percurso enquanto realizador agora para a Ministério dos Filmes. Mas apesar da experiência, como todos, tem realizadores que lhe servem de referência. A quem admira. Ao Dinheiro Vivo revela quem são e qual a campanha que gostaria de ter sido ele a realizar.

See the Person not the Disability, Scope

"Felizmente há vários filmes que gostaria de ter feito; não se tratando propriamente de inveja, a verdade é que há trabalhos de realização que elevam o formato a obra de arte. Da primeira vez que vi Surfer, do Jonathan Glazer, teve o mesmo efeito em mim que o primeiro concerto dos Sex Pistols no Lesser Free Hall, em Manchester, teve na audiência: disse a mim próprio que isto era o que queria fazer. Durante algum tempo foram os trabalhos (e fundamentalmente a coerência estética) deste realizador os meus grandes momentos de admiração publicitária.

Sempre gostei de perceber o que leva determinados realizadores a chegarem a um nível e no caso do Glazer sempre me fascinou a celebração direta das suas referências, que culmina com a homenagem a Mario Giacomelli no filme para a Stella Artois - Whip Around, que durante muito tempo foi, ao lado do Dreamer para a Guiness, a minha obra-prima. Outros houve como Double Life de Frank Budgen ou Litany para o The Independent por Rob Sanders. Com o tempo e a evolução da linguagem publicitária, deixei de admirar tanto as explosões estéticas e hoje o que mais me chama a atenção são coisas simples.

Da difícil tarefa de escolher um, opto por este do Garth Davis, que é um exemplo claro do que acredito na publicidade atual.

Conheça o filme aqui

Davis é um dos realizadores mais completos e visuais da sua geração, com filmes que são assombros estéticos como Nocturnal Migration para a Tooheys Extra Dry ou Henrys hands para a Herringbone. Mas neste See the Person not the Disability para a Scope, o domínio técnico é absorvido pela narrativa que exige simplicidade e descodificação imediata. Quando a um grande realizador, com altíssimo domínio técnico e estético, se junta uma boa ideia, a combinação é explosiva."



Ficha Técnica


Anúncio See the Person not the Disability

Cliente Scope

Agência Leo Burnett Melbourne

Diretor criativo Craig Jackson

Copy writer Jo Shoesmith e Rob Beamish

Produtora Exit Films

Realização Garth Davis

Data 2005

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt