Só há um modelo premium entre os 10 carros mais vendidos em . Portugal em 2012, um ranking liderado pelo Renault Mégane. É o BMW . Série 1, na sétima posição do top ten. Mas é precisamente uma . das suas versões, o 116d Efficient Dynamics, o carro mais vendido . entre nós, com 1629 unidades. Em média, custa cerca de 30 mil . euros. . As tabelas finais de vendas da Associação Automóvel de Portugal . (ACAP) mostram que os modelos das categorias mais baratas continuam a . ser os mais vendidos em Portugal que, depois de ter alguns anos . alinhado com a média europeia e registado o Segmento C como o mais . vendido (médio-inferior, como o Opel Astra e o Renault Mégane, por . exemplo) voltou este ano a descer um degrau na escala e a ter o . Segmento B (Inferior, como o Opel Corsa e o Renault Clio, por . exemplo) como o preferido dos compradores. . Mas as estatísticas por vezes enganam: é que a categoria premium . está a ganhar quota de mercado. Não se trata, por isso, de uma . adaptação do mercado à crise, mas sim de uma consequência da . crise no mercado. Ou seja, quase só compra carro novo quem tem mais . dinheiro e as empresas. A grande quebra de vendas regista-se entre os . restantes compradores, especialmente nos particulares, uma tendência . que já vem de há alguns anos e que se agrava agora também com a . falta de confiança económica. . "A verdade é que o mercado das frotas tem cada vez mais peso . por clara diminuição do mercado dos particulares", diz Ricardo . Oliveira da Renault Portugal. . E argumenta: "O Mégane, e nomeadamente o Mégane Sport . Tourer, têm uma longa tradição de "presença" no mercado . de frotas e isso explica o facto de se manter como o carro mais . vendido. O aumento do segmento B explica-se pelo downsizing do nível . das frotas. Existe uma transferência das frotas para os segmentos . inferiores do mercado que explica que o segmento B tenha voltado a . ser o de maior volume em Portugal". . A análise dos dados pormenorizados da ACAP revela, por outro . lado, que os carros diesel continuam a ter um peso superior aos . movidos a gasolina nas categorias mais elevadas, nomeadamente a . partir do segmento médio-inferior, em que domina com 91,68% do total . de vendas. Mesmo no segmento inferior, a quota de carros a gasóleo . subiu três pontos percentuais e está quase ao nível dos a . gasolina. Nas categorias média-superior e superior a penetração . dos motores a gasóleo é ainda superior: 95,77% e 96,26%, . respetivamente. . Se os diesel continuam a crescer e mantêm o domínio de mais de . metade do mercado de ligeiros de passageiros, já os elétricos . tiveram uma queda acentuada em 2012, mostrando que se trata de uma . aposta ainda a dar os primeiros passos. As vendas passaram de 203 . unidades em 2011 para 65 em 2012, o que representa uma quebra de 68%. . Neste contexto, a ACAP prevê que 2013 traga ainda uma queda de . 9,7% nas vendas de ligeiros de passageiros, com as vendas a não . chegarem às 90 mil unidades. Recorde-se que 2012 foi o pior dos . últimos 27 anos e a única forma que a associação vê de recuperar . as vendas é fazer regressar, como aconteceu em Espanha, os . incentivos ao abate de carros em fim de vida. Mesmo assim, essa . medida não será suficiente para salvar os PME que vendem carros . novos. Segundo a ACAP terão fechado portas 2700 em 2012 e muitas . mais lhes seguirão o caminho se não receberem apoios. Por isso, . pediu uma linha de crédito específica para o sector automóvel de . 200 milhões de euros.As gamas que mais vendemModelo Unidades Quota de mercado (%)Renault Mégane 4868 5,11Renault Clio 4293 4,5Volkswagen Polo 3692 3,87Peugeot 208 3410 3,58Volkswagen Golf 3050 3,2Opel Corsa 2506 2,63BMW Série 1 2406 2,52Opel Astra 2192 2,3Fiat Punto 2141 2,25Nissan Qashqai 2078 2,18