"Não importa quem chegou lá primeiro. O grande objetivo deste modelo de negócio é apenas encontrar produtos que as pessoas adorem e vendê-los melhor". Quem o diz é o criador da marca Stress Cube, que na verdade, é praticamente o irmão gémeo do Fidget Cube.
A CNBC contou a história de "Jack" (nome fictício), o empresário de 24 anos que correu contra o mercado e que graças ao pequeno cubo cheio de botões que promete ajudar a controlar a ansiedade, ganhou mais de 325 mil euros em dois meses.
Talvez se lembre deste pequeno utensílio – do Fidget Cube, o primeiro. Foi notícia no final do ano passado por ser um dos dez projetos mais apoiados na plataforma de crowdfunding Kickstarter. O objetivo inicial – obter um financiamento de perto de 14 mil euros – foi atingido em apenas um dia. Hoje, já vai em mais de seis milhões de euros.
Jack apercebeu-se do enorme potencial de vendas e avançou. Encomendou a uma fábrica chinesa mil cubos, a cerca de 3,45 euros cada um, que depois comercializou por 18,85 euros a unidade. Ao fim de uma semana, vendia mais de 100 unidades por dia. Depois, 800 unidades por dia.
Decidiu arriscar e aumentar a encomenda seguinte. Pagou 66 mil euros a uma fábrica em Shenzhen, na China e, diz a CNBC, rezou para que o dinheiro não desaparecesse. Semanas depois, recebeu 15 mil cubos. Jack foi o mais rápido do mercado. E não foi a primeira vez que capitalizou o potencial de produtos que tentavam a sua sorte em plataformas de crowdfunding.
A primeira experiência foi o lançamento da cadeira insuflável The Cozy Bag, inspirada na KAISR. O investimento inicial foi de aproximadamente 4700 euros e, depois de um grande trabalho de vendas em concertos e feiras e de muita divulgação nas redes sociais, conseguiu uma receita total de perto de 94 mil euros.
Em ambos os casos, Jack aproveitou o facto de as fabricantes chinesas serem céleres na produção dos projetos mais populares nas plataformas de financiamento coletivo. É verdade que, sem a patente do produto, Jack arrisca que, a qualquer momento, o negócio que rendeu 325 mil euros em dois meses vá por água abaixo.
Mark McLachlan, o cofundador da Antsy Labs, a criadora do Fidget Cube, diz aguardar a aprovação da patente. Em declarações à CNBC, referiu não estar preocupado com as imitações, porque acredita na qualidade superior do produto original: "Um dos pontos negativos do crowdfunding é que todos podem ver o hype e a procura em torno de um produto. O nosso conselho para os inventores é que façam o melhor produto possível."