Daniel Bessa, um dos mais reputados economistas portugueses, tem sempre uma visão muito clara e prática da nossa realidade. Numa excelente Smart Discussion realizada há poucas semanas, este distinto docente que tenho o gosto de conhecer há quase 40 anos, foi muito objetivo na mensagem que passou da necessidade de atacar o problema da produtividade com confiança, inovação e um profundo sentido de cooperação estratégica entre o Estado, as empresas e as famílias. Esta Lição de Daniel Bessa é um exemplo da atitude que individual e coletivamente temos que ser capazes de ter neste tempo incerto e complexo que estamos a viver.
A crise que estamos a viver é uma verdadeira batalha contra a incerteza e complexidade de um mundo em mudança e que suscita novas respostas aos novos problemas que temos pela frente, como muito bem referiu o pensador Daniel Innerarity num recente texto no El Pais.
Vamos ter seguramente um Novo Espaço Público e a forma como as organizações vão daqui para a frente gerir as suas relações com as suas redes colaborativas vai condicionar muito a nossa economia e sociedade. Disso nos falou também Daniel Bessa, reforçando a ideia de que as novas tecnologias vão ter um papel central na organização das redes de trabalho das empresas e da forma elas vão estruturar a sua cadeia de valor daqui para a frente.