A ligação direta entre cérebro humano e máquina

A ligação direta entre cérebro humano e máquina
Publicado a

Neste episódio do podcast No Limite da Inteligência Artificial, Paulo Dimas, vice-presidente de Inovação de Produto da Unbabel e CEO do Centro para a Inteligência Artificial Responsável, e Catarina Farinha, AI Research Manager na Unbabel Labs, são os convidados. Sob a moderação do jornalista Bruno Contreiras Mateus, discutem os avanços recentes na área da inteligência artificial. A conversa foca-se num tema fascinante e, ao mesmo tempo, desafiante: os brain-computer interfaces ou interfaces cérebro-computador, dispositivos que permitem uma ligação direta entre o cérebro humano e uma máquina.

O episódio aborda questões éticas e técnicas relacionadas com estas interfaces, destacando o trabalho de empresas como a Neuralink, cofundada por Elon Musk, e a tecnologia portuguesa Halo!, da Unbabel. Esta última utiliza inteligência artificial para a reabilitação de doentes com condições neurodegenerativas, permitindo-lhes recuperar a capacidade de comunicar. Por exemplo, no caso de pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica, esta tecnologia tem literalmente devolvido a voz a muitos.

Os temas discutidos incluem ainda o lançamento de novas ferramentas da OpenAI, como o Sora, e da Google, como o Gemini 2.0, os avanços em modelos de inteligência artificial com capacidades de raciocínio e o impacto da IA em aplicações como diagnósticos médicos e automação de tarefas.

Neste episódio, exploramos as fronteiras da inteligência artificial, analisando tanto o seu potencial transformador como os desafios éticos que emergem. 

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt