Uma conservadora dona de casa com a mama de fora a amamentar o . filho de três anos e Obama apresentado como o primeiro presidente . gay do mundo podem parecer duas manchetes típicas de jornais . duvidosos e sensacionalistas. Mas não são! Pelo contrário, são o . rosto do jornalismo sério e mais prestigiado do mundo e fazem capa . das revistas Time e Newsweek. . Para se conseguir informar, cada vez mais tem de se seduzir, . entreter e sobretudo chocar. Com o crescente número de fontes de . informação disponíveis, já não chega apenas dar a notícia de . maneira pura e dura. Agora, na competição por mais vendas e . audiências, há que conseguir atrair rapidamente a atenção dos . leitores ou dos telespectadores. Para isso, o jornalismo em todo o . mundo rouba cada vez mais técnicas à publicidade. Infelizmente vale . tudo para conquistar "clientes". Notícias sem embrulho já . quase ninguém "compra". Por isso, os jornais, os sites e . as revistas fazem capas polémicas para vender mais e as televisões . montagens agressivas para alindarem o que têm para dizer. . Hoje, dar notícias de modo simples passou a ser considerado... . jornalismo cinzento. Por mais que a maioria diga que gosta de rigor . na informação, quase ninguém vê ou lê se não for atraído . primeiro por um qualquer artefacto. Por exemplo, já são muito . poucos os que querem realmente conhecer as atualizações dos números . de desemprego. Mas se a notícia for "ilustrada" com um . casal de desempregados que conta a sua história de maneira humana - . leia-se dramática -, mais gente vai prestar atenção! . Esta competição pelas audiências e pelas vendas está, no . entanto, a ultrapassar os limites aceitáveis. A fronteira entre o . rigor e o sensacionalismo começa a ser cada vez mais ténue. Com a . ânsia de seduzir ou chocar, começam a ser distorcidas perigosamente . as notícias. Uma simples fotografia ou um simples título podem . transformar a mensagem jornalística numa ilusão, ou mesmo numa . mentira. . A Time fez apenas mais uma reportagem sobre um tema já muitas . vezes abordado: os benefícios de uma amamentação tardia. Mas se . não tivesse optado pela imagem de uma mãe atrativa na capa com a . mama de fora e um filho empinado no banco a mamar, possivelmente . seria um dos números menos vendidos da revista. Com esta fotografia, . pelo contrário, ganhou notoriedade planetária. . Já a Newsweek sabe perfeitamente que Obama não é gay. Mas ao . fazer este título para repetir uma notícia que todos já conhecemos . (o apoio de Obama aos casamentos homossexuais) consegue também dar a . volta ao mundo e vender milhões de cópias. . Com isto se prova que também na informação, mais do que ser, . importa cada vez mais parecer. . Pivô e jornalista da RTPEscreve ao sábado