A rede social entrou hoje na Bolsa de Nova Iorque após ter vendido 70 milhões de ações ao preço unitário de 26 dólares, o que gerou um encaixe de 1,8 mil milhões de dólares. Os termos do IPO avaliam o Twitter em 14,1 mil milhões de dólares, em termos de capitalização bolsista.
A primeira ordem de compra dada no arranque da negociação na New York Stock Exchange foi dada no valor de 45,1 dólares, catapultando as ações do Twitter em 73,5%.
A rede social Twitter nasceu em 21 de março de 2006, quando o seu cofundador, Jack Dorsey, lançou uma primeira mensagem breve ('tweet'), em que anunciava "lanço o meu twttr".
Desde então foram enviados mais de 350 mil milhões de 'tweets', com uma produção média diária atual de cerca de 500 milhões.
A empresa revelou que tinha 232 milhões de utilizadores ativos no final de setembro passado, dos quais um pouco mais de 40% ligam-se todos os dias e 76% fazem-no a partir de um aparelho portátil.
Nos primeiros nove meses de 2013, a faturação, essencialmente publicidade, atingiu os 422 milhões de dólares, mas os prejuízos situaram-se em 134 milhões de dólares. A empresa está baseada em São Francisco (EUA) e empregava 2.300 trabalhadores a tempo inteiro no mundo, no final de setembro.
A Twitter tornou-se uma empresa em abril de 2007. Os seus cofundadores são Biz Stone, Evan Williams, Jack Dorsey et Noah Glass. O diretor-geral, Dick Costolo, fez carreira como ator de improvisação. Williams é o principal acionista da Twitter, com 12% do capital, enquanto Dorsey possui 4,9% e Costolo 1,6%. Depois da entrada em bolsa, as suas partes descem respetivamente para 10,4%, 4,3% e 1,4%.
em atualização