A decisão sobre o futuro do antigo hotel Monte Palace, nos Açores, está na reta final. A favorita das duas marcas na corrida pela exploração do espaço, abandonado há 27 anos, na ilha de São Miguel, irá ser anunciada "brevemente", revelou Pedro Vicente, diretor-geral da Level Constellation para Portugal.
"Qualquer uma das duas é estreante nos Açores", disse ao Dinheiro Vivo, mas sem adiantar mais pormenores.
Recentemente, deu entrada um Pedido de Informação Prévia (PIP) na autarquia de Ponta Delgada pela promotora imobiliária, que aguarda aprovação. A empresa não poderá tomar qualquer decisão sem obter aval do Governo Regional dos Açores.
Em causa está a reabilitação do edifício, primeiro cinco estrelas dos Açores, adquirido pelos chineses da Level Constellation no final de 2017. Até hoje não é conhecido o montante da operação, embora Pedro Vicente adiante que o investimento total "vai superar os 20 milhões de euros".
Do lado do executivo de Ponta Delgada, foram deixadas garantias de aprovação. O autarca José Manuel Boleiro "aplaude" o projeto, vincando que a apreciação do PIP mereceu voto “favorável”.
José Manuel Bolieiro assume "plena satisfação"' pela reativação do hotel, acrescentando que se insere na estratégia do município de "eliminar paulatinamente os pontos negros da cidade".
Entretanto, a secretaria regional da Energia, Ambiente e Turismo dos Açores veio esclarecer que, através da Direção Regional do Turismo, já deu o parecer favorável ao PIP. Neste momento, aguarda, "o projeto de arquitetura para a instrução da fase do licenciamento, que carece de parecer vinculativo da Direção Regional do Turismo", disse.
A reabertura da unidade, prevista para 2021, deverá resultar em cerca de 120 novos empregos, segundo o responsável da Level Constellation para Portugal. O edifício de cinco andares irá "manter a arquitetura existente", mas estará agora "virado para o meio em que se insere", devendo incorporar um centro de ciência, atividades de hiking (caminhadas) e birdwatching (observação de aves).
O hotel, propriedade do BANIF na sequência de uma penhora ao grupo Siram, foi inaugurado em 1989, junto ao miradouro da Vista do Rei, em Ponta Delgada. Chegou a vencer em 1990 o prémio de "Melhor Hotel do Ano" em Portugal, mas abriu falência pouco tempo depois.
*Notícia atualizada às 15h15 de 08/08/2018 com declarações da secretaria regional da Energia, Ambiente e Turismo dos Açores