Adeus precoce de Portugal no Euro 2020 visto por mais de 5,4 milhões de portugueses

O ​​​​​​​grupo IPG Mediabrands, através da agência Initiative, e em parceria com o Dinheiro Vivo, faz a antevisão e divulgação das audiências de todos os jogos do Euro 2020 transmitidos em sinal aberto.
Publicado a

O adeus que ninguém queria. Os detentores do título perderam por 1-0 diante da Bélgica e despediram-se do EURO 2020. Numa partida desinspirada, os comandados de Fernando Santos bem tentaram colocar a bola dentro da baliza de Courtois, mas esta não quis entrar. A TVI emitiu o desafio que atingiu mais de 5.4 milhões de portugueses que estavam a vibrar em casa. Em média, o jogo foi visto por 3.8 milhões de telespectadores, ou seja, 69.9% das pessoas que estavam a assistir naquele momento televisão no lar. Este foi o programa mais visto da televisão portuguesa nos últimos anos, superando as audiências das últimas grandes competições de futebol. A Sport TV1 transmitiu o jogo em simultâneo, tendo atingido uma audiência média de 137 mil telespectadores e um share de 2.5%. Na próxima ronda, os belgas defrontam a Itália em Munique.

(Pode ver o ranking de jogos mais vistos aqui)

Comparando as audiências nas participações de Portugal nos jogos dos oitavos-de-final de grandes competições internacionais, regista-se um aumento de audiência média no jogo de ontem versus à eliminação sofrida contra o Uruguai no Mundial de 2018 (+30%) e versus a vitória no prolongamento frente à Croácia, em 2016 (+25%). Este crescimento em audiências demonstra um interesse real dos portugueses pelos jogos da Equipa das Quinas, mesmo com a pluralidade de servições streaming online existentes nos dias de hoje. Estes valores também foram alavancados pelo dever cívico de recolhimento imposto pela pandemia.

No dia em que Portugal ficou pelo caminho, a TVI voltou a superar a sua melhor prestação do ano ao ter atingido uma quota de share de 26.4%, mais 9.2 p.p. face à média do mês de maio. À exceção da RTP2, a estação de Queluz foi o único generalista a subir neste indicador, uma vez que a SIC se ficou pelos 17.2% e a RTP1 pelos 7.5%, o resultado mais baixo do ano para a estação de televisão pública. Já a Sport TV1 subiu para 1%, mais 0.6 p.p. versus média de maio.

Analisando o jogo que ditou a eliminação de Portugal ao minuto, verifica-se uma atenção constante por parte do telespectador português durante toda a partida. Ainda assim, a 2.ª parte chamou a atenção de mais portugueses, sendo que o pico máximo de audiências se deu já perto do apito final, momento em que a turma portuguesa tentava de todas as maneiras e feitios marcar um golo para poderem ainda sonhar com a passagem aos quartos de final. Nesse período, mais de 4.2 milhões de portugueses estavam colados ao ecrã.

O perfil da partida de Portugal revelou-se mais transversal, quando comparado com os restantes jogos da competição. O jogo captou tanto a atenção de mulheres como de homens, sendo transversal à maioria das classes sociais e com maiores afinidades junto dos indivíduos com 35 e mais anos.

O pontapé de saída dos oitavos de final do EURO 2020 deu-se no sábado, dia 26 de junho, com o jogo País de Gales 0 x 4 Dinamarca. A Dinamarca dominou a partida e foi a primeira equipa a qualificar-se para os quartos de final do torneio. A RTP1 transmitiu a partida, que contou com uma audiência média de 582 mil telespectadores e um share de 19.6%. Este foi o jogo do EURO 2020 transmitido em sinal aberto com as audiências mais baixas. Mais tarde nesse dia, a SIC exibiu a vitória sofrida da Itália contra a Áustria. Num jogo resolvido no prolongamento, os italianos levaram a melhor ao vencer por duas bolas a uma. O jogo registou uma audiência média de 1 milhão e 365 mil telespectadores e um share de 31.3%.

No dia de ontem, (17h), a Sport TV1 transmitiu em direto e em exclusivo o jogo Países Baixos 0 x 2 República Checa. Os terceiros classificados do grupo D eliminaram os primeiros do grupo C, num jogo visionado, em média, por 107 mil telespectadores e um share de 2.9%.

(Pode ver todas as análises de audiências sobre o EURO 2020 aqui)

Fonte: Elaborado por Initiative/Mediabrands Insight sobre dados CAEM/Gfk reproduzidos em YUMI - Mediamonitor; Alvo Ind. 4+ anos; Indicador de audiência utilizado em todas as análises: Total Dia.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt