Há quem diga que não bebe sozinho desde que o gato esteja em casa, e quem garanta que o gato também merece descontrair, ao final de um longo dia de sono, com um copo de Pinot ou Moscato especialmente concebido para felinos. Por isso, nasceu o vinho para gatos da Apollo Peak, uma empresa norte-americana baseada em Denver.
O álcool é tóxico para cães e gatos, portanto é evidente que este vinho tem um "truque". Não se trata de um vinho, na verdade. Nem sequer tem sumo de uva. É feito de catnip (a famosa erva-dos-gatos) e água tingida com sumo orgânico de beterraba (no caso da versão "branco", são usadas beterrabas douradas).
"É feito como um chá", revelou Brandon Zavala, o fundador da Apollo Peak, à imprensa norte-americana. "Mas, uma vez que conseguimos que se parecesse tanto com vinho, quisemos que fosse percebido como vinho pelo consumidor. Assim, podem sentir-se como se estivessem a tomar um copo com o seu animal de estimação", adiantou.
Zavala nomeou a empresa inspirado num dos seus gatos e recorda como o vinho começou com uma brincadeira em que colou um rótulo numa garrafa normal de vinho e, depois, começou a pensar que as pessoas gostariam realmente de ter um vinho para os seus gatos.
Na pesquisa de mercado que se seguiu, descobriu que já existia um produto semelhante, denominado Nyan Nyan Nouveau. Só que, além de estar disponível apenas no Japão, é realmente feito a partir de uvas, o que pode ser tóxico para os felinos. Em contrapartida, adiantou, a beterraba é inócua para os gatos e estes apreciam o sabor.
Para já, este vinho para gatos ainda só existe nos EUA e a venda online só é feita a nível doméstico. A garrafa mais pequena (0,47l) custa 4,37€ (4.95 dólares). Como efeito secundário, é apontada apenas a possibilidade de o gato ficar mais calmo e sonolento do que o habitual.