A ONG oferece estágios profissionais remunerados para jovens com idades inferiores a 30 anos e que estejam a estudar ou tenham terminado o curso há menos de dois. A duração média dos estágios é de três meses e os jovens podem escolher o país onde querem estar.
Siga o Dinheiro Vivo no Facebook e receba, todos os dias, novidades sobre emprego e carreira
Os estágios destinam-se a várias áreas de formação como economia, gestão, marketing, engenharias, informática ou línguas e é oferecida uma remuneração que cobre ou excede os custos de vida no país de destino. O conhecimento de línguas é um critério fundamental para embarcar na experiência.
Os principais destinos oferecidos pelo programa Global Mind são Índia, China, Malásia, Alemanha, Gana e Moçambique.
Para além deste programa a AISEC tem também o programa Connection, que consiste em estágios num regime de voluntariado. As áreas relacionam-se com a saúde, educação e sustentabilidade ambiental e os principais países de destino são Polónia, Grécia, Rússia, Ucrânia, Quénia, Gana, Moçambique, Brasil, Colômbia, Índia e China. Este programa tem início no mês de dezembro, enquanto que o anterior começa já em novembro.
Nos dois casos, a AISEC garante o alojamento, recepção na empresa e país de destino, procura de estágio bem como a regularização do visto. A viagem fica ao cargo dos estagiários e as tarefas a desempenhar são da responsabilidade das empresas.
Todos os anos mais de 16.000 estudantes e recém-licenciados aceitam o desafio de mudar de país por alguns meses através da ONG AISEC.