A maior plataforma eletrónica do mundo para o alojamento local -- o Airbnb -- vai entrar em bolsa (Nasdaq, a bolsa das grandes empresas de tecnologia), esta quarta-feira.
De acordo com o prospeto enviado ao regulador do mercado de ações norte-americano (Securities and Exchange Commission), a empresa vai tentar arrecadar entre os investidores um "máximo" de 3 mil milhões de dólares. Ao câmbio de hoje dá cerca de 2,5 mil milhões de euros.
Esta meta de financiamento do Airbnb traduzir-se-á numa injeção brutal de fundos na gigante tecnológica que está a braços com uma crise sem precedentes num dos piores anos de sempre do turismo por causa da pandemia covid-19.
A operação de financiamento será realizada através da venda (oferta pública inicial de venda ou IPO na sigla em inglês) de 56,5 milhões de ações, com um preço máximo de 60 dólares cada (49,5 euros), indica a nota oficial da empresa que foi enviada à SEC e é pública desde segunda-feira.
Se os valores se vierem a confirmar, esta será a maior entrada em bolsa deste ano.
De acordo com as informações do mercado bolsista, na sequência deste IPO, o Airbnb poderá ficar a valer cerca de 42 mil milhões de dólares (cerca de 35 mil milhões de euros), ou seja, quase o equivalente a 20% da economia portuguesa toda.
Segundo o jornal online Business Insider, essa avaliação da empresa em redor dos 42 mil milhões de dólares é mais do dobro do valor avançado no início de abril, quando a pandemia estava a começar. Nessa altura, dizia-se que o Airbnb valeria 18 mil milhões de dólares.
Como referido, as ações do Airbnb começam a ser negociadas amanhã. A empresa diz que tem como meta iniciar a cotação num intervalo entre 56 e 60 dólares por ação (46 a 49,5 euros, aproximadamente).
Estas metas são bastante mais ambiciosas do que as sinalizadas há algumas semanas, quando o Airbnb dizia estar a apontar para 44 a 50 dólares por ação na sua estreia em bolsa.
(Atualizado às 16h30 com a correção do valor máximo esperado na estreia em bolsa. É cerca de 3 mil milhões de dólares -- 2,5 mil milhões de euros -- e não 3,3 mil milhões de dólares -- 2,8 mil milhões de euros -- como referido inicialmente.)