Al Jazeera America, ex-Current TV de Al Gore, estreia na próxima semana

Publicado a

Al Jazeera America tem estreia marcada para a próxima terça-feira, dia 20 de agosto. A estação conta já com nomes conhecidos do jornalismo norte-americano, mas não será transmitida pela Time Warner Cable, a maior operadora de televisão por cabo nos Estados Unidos.

O CEO da Al Jazeera America, Ehab Al Shihabi, afirmou esta quinta-feira, em conferência de imprensa, que a estação noticiosa irá emitir apenas seis minutos de anúncios publicitários por hora, comparativamente com os cerca de 15 a 17 minutos dos restantes canais. Al Shihabi avança que a estação terá patrocinadores, mas recusou avançar nomes. Acrescenta, ainda, que o objetivo da Al Jazeera America não é gerar lucros, mas transmitir notícias imparciais e factuais, com "menos histerismo e menos celebridades".

Nos Estados Unidos, a estação árabe tem sido alvo de alguma polémica, ao ser acusada de simpatizar com os extremistas árabes, sendo criticada, por exemplo, por transmitir vídeos e mensagens de membros da Al Qaeda. Mas Al Shihabi afirma que, ainda que o estigma em torno da empresa mãe tenha sido um desafio inicialmente, os anunciantes ficaram impressionados com a visão e os valores da Al Jazeera America.

Desde que comprou a Current TV, estação do ex-vice-presidente Al Gore, a Al Jazeera abriu 12 escritórios nos Estados Unidos, bem como estúdios em Nova Iorque e Washington. Jornalistas como John Seigenthaler, antigo pivô da NBC News, Soledad O'Brien, Joie Chen e Ali Velshi, da CNN, já assinaram contrato com a Al Jazeera America. Kate O'Brien, que esteve três décadas à frente da ABC News, será a presidente da estação.

Na estreia, a Al Jazeera America vaqi chegar a cerca de 50 milhões de lares. Entretanto, continuam as conversações com a Time Warner Cable, a maior operadora de televisão por cabo nos Estados Unidos, que recusou transmitir a estação depois de esta ter comprado a Current TV.

A Al Jazeera foi fundada em novembro de 1996 no Qatar, na sequência do encerramento das emissões em língua árabe da BBC. Tem mais de 65 departamentos em todo o mundo, sendo os principais em Londres e Washington, e emprega mais de 3 mil funcionários. A versão inglesa da estação, a Al Jazeera English, foi lançada em 2006, mas enfrentou dificuldades para ser distribuída e acabou por se tornar num serviço maioritariamente 'online'. De acordo com Al Shihabi, o 'stream online' da Al Jazeera English vai ser retirado do ar, com a estreia da versão americana no próximo dia 20.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt