Alemanha emite notas que valem zero mas custam 2,5 euros

A Alemanha elaborou um projecto de lei, chamado projeto zero euros, que foi aprovado pelo BCE. Notas reais, mas sem valor monetário.
Publicado a

Na Alemanha já é possível andar com uma nota de zero euros na carteira. Desde terça-feira, e com a devida autorização do Banco Central Europeu, circulam no país notas de zero euros, ou seja sem valor facial, pelo que é impossível fazer qualquer tipo de transação comercial com elas, avançou o jornal El Mundo. Mas têm um custo.

Disponíveis por um preço de 2,5 euros, as notas foram pensadas para colecionadores e turistas que passem pelo estado alemão de Schleswig Holstein, no norte do país. De um lado das notas aparece o navio alemão Gorch Fock II, localizado em Kiel, capital daquele estado alemão, do outro lado estão gravados alguns dos principais monumentos europeus: a Sagrada Família, o Coliseu de Roma, a Torre Eiffel, entre outros.

As notas são impressas em papel de moeda normal e contam com todos os elementos de segurança existentes nas outras notas euro, como o selo holográfico, os relevos e as marcas de água. Apesar disso o seu valor é apenas simbólico.

Na fase inicial só foram impressas 5.000 destas notas e o stock esgotou em menos de 24 horas. No entanto, já se trabalha na segunda edição que sairá daqui a cinco semanas. Durante muito tempo as notas de zero euros foram consideradas um mito, e por isso estes raros exemplares, realmente genuínos, têm uma grande procura entre os colecionadores, tal como indicou o Portal Turístico de Kiel, no Facebook.

Os interessados já podem fazer reservas destas notas raras.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt