Alojamento Local: novos negócios, novos desafios

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O desenvolvimento de produtos de seguro que vão ao encontro das necessidades específicas dos alojamentos locais foi uma decisão estratégica da Zurich

A evolução do turismo e a forma como se faz turismo nos dias de hoje tem sido alvo de inúmeras notícias e artigos. Diferentes formas de ser, estar e viajar, têm sido uma oportunidade para o surgimento de novos modelos de negócio, criados para acomodar esta diferença. Estamos a falar de novas formas de visitar as cidades, atividades diversas que surgem para os gostos cada vez mais variados, mas também novas formas de alojamento. Com o aumento do número de turistas, é natural que se assista a um aumento da oferta de camas, principalmente no centro das grandes cidades.

O fenómeno do Alojamento Local resulta desta transformação, que tem vindo a marcar diferentes setores de atividade, através do impacto da chamada economia digital. Através desta, bens e serviços tradicionalmente explorados pelo setor empresarial de grande dimensão, começaram a ser desafiados pela iniciativa particular, familiar e até doméstica, muito por via do aparecimento de plataformas digitais na web que vêm facilitando muito a pesquisa, a comparabilidade, a contratação e a gestão desses serviços.

É neste cenário que o Alojamento Local tem florescido, aproveitando a onda da procura de soluções mais acessíveis, que permitem também usufruir de uma experiência mais local. Este “novo movimento" de pessoas tem provocado modificações importantes na forma como alojamos os turistas, provocando naturalmente a necessidade de regular a atividade, criando regras mínimas de acesso, organização e gestão de todo o sistema.

Perante uma mudança de paradigma como esta, é importante adaptarmo-nos e criarmos soluções. O desenvolvimento de produtos de seguro que vão ao encontro das necessidades específicas dos alojamentos locais foi uma decisão estratégica da Zurich, que se assume como first mover neste segmento.

Sabendo que a alguns dos seguros dirigidos ao setor do Alojamento Local não são obrigatórios, mas reconhecendo a sua importância, temos reforçado na nossa posição de que a exposição da atividade a determinados riscos e danos, deverá merecer a melhor atenção por parte dos proprietários, pela sobrevivência do negócio que pode estar em causa. Quem cuidar de entender, gerir e mitigar o seu risco ganha seguramente vantagem competitiva.

Por outro lado, para o setor segurador é fundamental compreender estas mudanças e preparar-se para os riscos decorrentes dos novos modelos de negócio que respondem a novas tendências e mudanças de paradigmas, a bem da sua própria sustentabilidade.

Paulo Aranha, Responsável de Produtos Não-Vida da Zurich

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