Numa tentativa de competir com o negócio de máquinas de venda automática, a Amazon está a lançar uma nova rede de pontos de recolha nos Estados Unidos nos quais os consumidores podem levantar as suas compras imediatamente após a compra online. O objetivo é encurtar o tempo de entrega de horas para escassos minutos, anunciou hoje a Amazon, citada pela Reuters..A maior cadeia de retalho online a nível mundial lançou os pontos 'Instant Pickup' (recolha instantânea, em português) em cinco campus universitários, tais como a Universidade da Califórnia, em Berkeley. Até ao final do ano estão planeadas mais aberturas, incluindo a cidade de Chicago. Outros pontos de abertura incluem Los Angeles, Atlanta, Columbus, Ohio e College Park, Maryland..Na prática, os consumidores podem usar a aplicação móvel da Amazon para escolher de entre uma lista de centenas de artigos de venda rápida, que inclui deste bebidas e snacks, até carregadores de telemóveis. Os artigos escolhidos são então depositados por funcionários da Amazon em pequenos cacifos e os consumidores recebem códigos de barras no telemóvel que permitem abri-los e ter acesso ao produto comprado..Para já, este novo serviço da Amazon não está ainda automatizado. Com este programa de recolhas instantâneas o objetivo da Amazon é lucrar sobretudo com as compras por impulso, refere a Reuters. Os preços serão em média mais competitivos do que em Amazon.com..Até agora, a Amazon conseguia garantir tempos de entrega de encomendas uma hora para o serviço Prime Now, ou 15 minutos no caso das encomendas de compras de supermercado via AmazonFresh Pickup. Nos restantes serviços, o tempo médio de entrega da Amazon é de dois dias nos Estados Unidos.