André Ventura teve o melhor resultado em Mourão. Ana Gomes no Porto. Marcelo fez o pleno

Marcelo Rebelo de Sousa venceu em todos os concelhos do país, fazendo o pleno. O candidato apoiado pelo Chega não conseguiu ultrapassar Ana Gomes e vai a eleições internas.
Publicado a

André Ventura teve o melhor resultado das eleições presidenciais no concelho de Mourão, no Alentejo, enquanto, Ana Gomes, o melhor no concelho do Porto.

O candidato apoiado pelo Chega conseguiu, de resto, reforçar o segundo lugar na região do Alentejo, tradicionalmente de esquerda, em concreto do PCP. De acordo com a base de dados da EyeData/Lusa, Ventura arrasou a esquerda naquela região.

No concelho de Mourão o líder do Chega conseguiu 34% dos votos expressos, seguido de perto do concelho de Monforte, com 31% dos votos. E foi precisamente neste último que se verificou uma maior diferença percentual entre os dois candidatos na disputa pelo segundo lugar. André Ventura ficou 23 pontos percentuais (p.p.) à frente de Ana Gomes.

Já Ana Gomes conseguiu assegurar o segundo lugar com melhor resultado, em percentagem de votos, no Porto e de seguida em Lisboa. Na invicta, a diplomata conseguiu 20% dos votos expressos e na capital 19%.

Mas foi no Porto que de verificou a maior diferença para com André Ventura na disputa pelo segundo lugar, com uma vantagem de 11 p.p.

Em termos de número de votos, Ana Gomes arrecadou mais de meio milhão (541 345), correspondendo a 12,9%. O líder do Chega obteve 496 653 votos, ou seja, 11,9%.

André Ventura ficou em segundo lugar em 204 concelhos, tendo obtido melhores resultados em toda a faixa do interior do país, de norte a sul, em municípios com baixa densidade populacional.

Dos 308 concelhos, Ana Gomes ficou em segundo lugar em 90 concelhos e terceiro em 192. A diplomata ficou em quarto lugar em 26 concelhos, a grande maioria no Alentejo.

O líder do Chega ficou na terceira posição em 98 concelhos, quarto lugar em cinco concelhos (Castro Verde, Paredes, Marco de Canaveses, Castelo de Paiva e Penafiel) e sexto no Corvo.

O Presidente reeleito conseguiu vencer em todos os 308 concelhos do país, fazendo o pleno em todo o país, o que acontece pela primeira vez numas eleições presidenciais. Marcelo Rebelo de Sousa teve a votação mais expressiva nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores. Foi na Calheta (Madeira) que o Marcelo conseguiu quase eclipsar os concorrentes. O recandidato absorveu 79% dos votos naquele concelho, a mesma proporção que obteve em Santana, também na Madeira.

Em terceiro lugar surge o concelho da Calheta, mas nos Açores, em que Marcelo conseguiu 78% dos votos.

Marcelo Rebelo de Sousa, apoiado pelo PSD e pelo CDS-PP, superou assim o registo de Mário Soares em 1991, ano em que o na altura recandidato a Presidente da República apenas não conseguiu vencer em nove concelhos, perdendo para Carlos Carvalhas.

Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito Presidente da República nas eleições de domingo, obtendo uma percentagem de 60,76%, correspondente a 2.519.599 votos.

Com Lusa

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt