Há três anos, a Apple definia as bases de uma revolução na indústria das comunicações móveis, com o lançamento da sua loja de aplicações, a AppStore. O sucesso que se seguiu, provocou uma avalanche de produtos similares. Da Google à Nokia, já todos têm seu mercado de aplicações, até porque o boom de vendas dos smartphones impulsionou de forma decisiva esta área de negócio.
Segundo o jornal espanhol Expansion, estimam-se que existam no mercado mais de mil milhões de aplicações. Só a AppStore tem mais de 500 mil. A cada mês, os utilizadores do iPhone ou do iPad descarregam mais de mil milhões, o que levará a Apple a ir além dos 10 mil milhões de downloads em 2011, mais do dobro do que conseguiu entre 2008 e 2010.
Também a crescer rapidamente está o Android. A cada dia que passa são activados 700 mil dispositivos com o sistema operativo da Google. A loja que os alimenta ultrapassou, em Dezembro, os 10 mil milhões de downloads, sendo que, diz a Google, 25% são jogos, 12% entretenimento e 11% utilidades várias.
A consultora Distimo elaborou um ranking das dez aplicações com mais downloads nas diversas lojas. Os jogos e as redes sociais estão no topo de lista que se segue.
1. Angry Birds. Este popular jogo em que uns pássaros têm que recuperar os ovos que lhes roubaram do ninho registava, em Novembro de 2011, mais de 500 milhões de downloads na AppStore. Está disponível em todas as lojas, menos da dos BlackBerry.
2. Facebook. A maior rede social do mundo, com 800 milhões de membros, tem crescido rapidamente à custa também dos dispositivos móveis. Cerca de 300 milhões de pessoas acedem à rede com a aplicação da empresa para os smartphones e tablets.
3. Skype. Esta aplicação da IP, agora propriedade da Microsoft, permite receber a fazer chamadas de voz e receber mensagens gratuitas entre os utilizadores do serviço. É cada vez mais popular.
4. Angry Birds Rio. Os pássaros da finlandesa Rovio mudam-se para o Rio de Janeiro e milhões de utilizadores seguem-nos em novoa aventura.
5. Google Maps. A aplicação gratuita de mapas da Google para o Android foi lançada em 2008. Em Maio do ano passado, quando foram divulgados os últimos dados oficiais, já registava 50 milhões de downloads em todo o mundo.
6.iBooks. Esta aplicação da Apple, exclusiva para os seus dispositivos, permite descarregar e ler livros da loja iBookstore. Conta com um catálogo superior a 400 mil títulos e já viu serem descarregados mais de 180 milhões de livros electrónicos.
7. Angry Birds Seasons. A Rovio consegue meter mais uma versão do seu jogo entre os dez títulos mais descarregados.
8.Fruit Ninja. Este jogo de acção em que o objectivo é cortar fruta está no top de todas as plataformas. Desenvolvido pelo estúdio australiano Halbrick, conta com mais de 70 milhões de utilizadores em todo o mundo.
9. Talking Tom Cat. Mais um jogo, agora protagonizado por um gato. Da responsabilidade da Outfit 7, já tem mais de 40 milhões de downloads.
10. Twitter.
O top ten é encerrado com o popular serviço de mensagens até 140 caracteres. Conta com 100 milhões de utilizadores em todo o mundo, 55% dos quais tuíta a partir de dispositivos móveis.