Os CTT deram resposta, no ano passado, a 54.328 reclamações, das quais apenas 15% deram origem a indemnizações, de acordo com os dados publicados hoje em Diário da República. . A maior fatia de indemnizações está relacionada com reclamações provenientes do estrangeiro. Dos 17.137 pedidos feitos, foram pagas 7.105 indemnizações. No caso nacional, apenas 4% das reclamações terminaram em ressarcimentos. . A média de resposta dos serviços dos CTT às reclamações é de 5,5 dias em Portugal e de 36,3 para pedidos internacionais, revela ainda o documento. . Os pedidos de informação são respondidos de forma mais rápida. Questões colocadas em Portugal demoram, em média, 4,7 dias, enquanto que se as informações forem pedidas do estrangeiro o tempo aumenta para 23,8. . Contactada pelo Dinheiro Vivo, a empresa realçou que o número de solicitações de clientes "tem um peso estatisticamente de zero no total do tráfego operado pelos CTT, que foi em 2011 de cerca de 4 milhões de objectos (entre cartas e encomendas) por dia". Ainda assim, registou-se uma "melhoria de 3%" em relação ao ano anterior. . Por outro lado, fonte dos CTT referiu o "investimento de cerca de meio milhão de euros nos últimos 3 anos no desenvolvimento e melhoria contínua do sistema de gestão dos processos de clientes". . Os CTT remeteram ainda para um relatório da Inspeção-Geral das Obras Públicas, Transportes e Comunicações referente a 2008 e 2009 cujas conclusões em relação ao tratamento das reclamações por parte da instituição "são totalmente positivas".