Preto, amarelo e branco. Estas são as cores da IzzyMove, a aplicação com que os taxistas, comandados pela Antral, querem responder às soluções de empresas internacionais como a Uber, Cabify, Bolt e Kapten..A ideia é cativar os clientes mais jovens e facilitar o acesso através do smartphone, num projeto que implica um investimento de 400 mil euros (100 mil com contribuição do governo). Neste contexto, a app que está agora disponível em Lisboa (deve chegar em breve a Porto, Oeiras e Algarve) concorre com as rivais bem mais experientes nesta área tecnológica..Neste primeiro teste, decidimos comparar três apps. Além da dos taxistas, juntámos as experientes Uber e Bolt (antiga Taxify), que têm já grande expressão em Portugal. É uma análise dividida em experiência de utilização das apps, facilidade de registo, opções disponibilizadas, qualidade da pesquisa e dos mapas e valores por trajeto em períodos diferentes do dia..Não analisamos para já (fica para um outro artigo), a fiabilidade do serviço, se a promessa de chegada no tempo previsto é cumprida (que será um dos critérios mais importantes e que mais dúvidas suscita na app dos táxis), se a qualidade do serviço geral (qualidade de condução, de percursos utilizados e do interior dos veículos) e se os valores cobrados são os indicados ou previstos..[frames-chart src="https://s.frames.news/cards/taxis-em-portugal/?locale=pt-PT&static" width="300px" id="301" slug="taxis-em-portugal" thumbnail-url="https://s.frames.news/cards/taxis-em-portugal/thumbnail?version=1530539354391&locale=pt-PT&publisher=www.dinheirovivo.pt" mce-placeholder="1"] Comecemos pela novidade. A app IzzyMove pede-nos um registo, onde colocamos os nossos dados, incluindo e-mail e número de telefone (não é obrigatório colocar logo meios de pagamento). É pedido depois uma confirmação do e-mail, que só funcionou à terceira tentativa. Mal entramos no mapa, achámos curioso que estivesse com vista para Brasil e Uruguai. É fácil navegar no mapa, que é cedido pela Google, e assinalarmos o local onde estamos..Os gráficos não estão ao mesmo nível dos rivais, mas servem perfeitamente e há sempre táxis por perto (mesmo quando a estimativa de chegada é de 16 minutos - o que parece pouco realista). Depois de selecionarmos o ponto de partida, é-nos indicada a estimativa de chegada do táxi e podemos indicar para onde vamos. A pesquisa é fácil (nota-se que a informação vem da Google), mas os gráficos estão longe de ser os mais perfeitos..A estimativa de valor a pagar no final da viagem é clara e permite-nos, por baixo, colocar o método de pagamento (podemos associar um cartão de crédito para pagar pela app), ou pagar no táxi com dinheiro, com multibanco ou até com cartão de crédito. Reparámos que a hora prevista de chegada do táxi não se alterou com a colocação da opção de pagamento por multibanco no táxi em vários casos (ou significa que cada vez mais táxis têm essa modalidade ou a estimativa não é atualizada)..Podemos ainda selecionar a opção de Mala Grande ou necessidade de Wi-Fi. Mesmo selecionando a opção de Wi-Fi o tempo previsto de "embarque" no táxi não mudou. Há ainda uma terceira opção de escolha, para agendar o táxi para determinada hora ou dia. Há ainda a possibilidade de pedir um táxi XL (para levar até seis pessoas, embora não seja indicado quantas pessoas leva) ou o táxi executivo (neste caso, não vimos a estimativa de chegada mudar escolhendo essa opção). Depois é pedir o táxi e esperar..No menu, podemos ver serviços em andamento, agendados ou concluídos, bem como ver favoritos ou o número de contacto (é um 707 e diz funcionar a nível nacional). Noutra nota, a app na loja da Apple tem menos de 2,4 estrelas em 5 possíveis (a maioria são 1 estrela) e 18 classificações - uma das críticas lá registadas indica que ao fazer o registo nunca chegou e-mail para o confirmar..Leia também | Gmail. Prepara-se para mensagens bem mais interativas.[caption id="attachment_17362" align="aligncenter" width="696"]. No mesmo percurso, a Bolt mostrou o melhor preço (mesmo sem contar com 5% desconto), de 5,20 euros, seguindo-se o app dos táxis (que tem a desvantagem de ser apenas uma previsão), com 6,35 euros e, por fim, e com pequena diferença para os táxis, a Uber, com 6,79 euros.[/caption].A já há muito, desde 2014, que está estabelecida em Portugal, com um crescimento assinalável e polémicas várias com os taxistas, nomeadamente da ANTRAL. A sua app, sem surpresa é das mais capazes que podemos encontrar e tem, na verdade, marcado tendências. Já este ano, ganhou uma nova opção, além da viajar de automóvel on demand, com a chegada das bicicletas Jump, cuja reserva é feita na própria app. Para isso, temos de selecionar no topo da app que queremos "pedalar" - a opção standard é "viajar". Tem ainda um link para a outra app (e outro serviço) da gigante norte-americana, a Uber Eats, de entrega de comida ao domicílio..A app é intuitiva, fácil de usar, com gráficos convincentes e uma verdadeira referência. Tem ainda a estimativa de chegada ao destino logo por baixo do valor, o que também é útil - no caso da Bolt só vemos essa informação após entrarmos no automóvel e começar a viagem. Para pesquisar moradas, é usado o Google Maps como é habitual nestas plataformas e também é possível agendar horas e dias para os serviços..No menu de opções, há ainda a possibilidade de configurar uma equipa, a pensar nas empresas (onde há várias opções para facilitar o controlo por parte de gestores). Podemos depois ver a lista de viagens, com pormenores detalhados do percurso, preço pago, etc. Segue-se a área de pagamento, onde há a facilidade de além de colocar cartão de crédito pagar por PayPal e podemos selecionar perfis de viagens, pessoal ou trabalho (infelizmente não permite pela app colocar número de contribuinte para as faturas - só mesmo usando o navegador num computador)..Além da opção de Ajuda, onde há respostas a várias perguntas, existe a opção de viagens grátis (para cativar amigos a aderir) e as definições, onde podemos definir percursos favoritos (casa, trabalho, etc), gerir contactos de confiança ou configurar uma rede familiar, bem como ver as definições de privacidade..Quanto a preços, eles parecem-nos razoáveis e não muito diferentes dos tradicionais táxis, mas com os novos rivais a Uber parece não ser o serviço mais barato da atualidade neste mundo de plataformas móveis que fornecem serviços de transporte, como veremos nos exemplos seguintes..A Uber pareceu-nos ter uma vantagem, tem tempos de espera estimados bastantes reduzidos face à concorrência (que se vai aproximando) e, por experiências no passado, tem por hábito cumpri-los..[caption id="attachment_17363" align="aligncenter" width="696"]. Numa viagem para o aeroporto, a uma hora com pouco trânsito e sem indicação de malas extra (algo que é pago à parte nos táxis), o preço mais baixo continua a ser na Bolt (cujo preço é fixo), por larga margem (5,60 euros), seguindo-se agora a Uber (7,34 euros) e o táxi destaca-se pelo preço mais avultado, com 8,75 euros - e também tem o pior tempo de espera estimado.[/caption].[caption id="attachment_17365" align="aligncenter" width="696"]. Uma viagem a uma hora normal entre dois lados diferentes da cidade - Benfica e Parque das Nações, revela a tendência. A Bolt tem o melhor preço com alguma margem, seguindo-se a previsão do táxi e, bem de perto, o valor da Uber. A estimativa de chegada mais rápida é aqui da Bolt, seguindo-se da Uber e, bem mais longo, é a estimativa da app dos táxis.[/caption].Comparação com a Bolt, o novo miúdo na cidade.A empresa estónia criada em 2013 com o nome Taxify (foi já este ano que mudou para Bolt, afastando-se mais dos táxis) é hoje, em várias cidades europeias a grande rival da Uber. Em Portugal além de estarem, tal como a Uber, em Lisboa, Porto e Braga, estão a recrutar condutores para chegar ao Algarve (onde os rivais norte-americanos já estão, inclusive, com o serviço Uber Eats)..A empresa criada por Markus Villig e pelo seu irmão Martin (ex-Skype) tem mais de 25 milhões de utilizadores em mais de 30 países a nível global e inclui serviços também de carros, motas e trotinetes elétricas partilhadas em vários países da Europa e África - em Portugal só há, para já, o serviço de automóvel..Cada vez mais nota-se que estão com um serviço completo, com cada vez mais condutores disponíveis (o que reduz o tempo de espera) e, tal como se verifica na Uber, já estão fora de Lisboa ou Porto, com vários condutores em Almada, Cascais, Matosinhos, Gaia, Leça da Palmeira, etc..A empresa também garante ser a plataforma mais económica do mercado e de dar maior rendimento aos motoristas, cobrando 15% de comissão aos motoristas que trabalham com a plataforma (10% inferior ao maior concorrente, que é a Uber) - isso mesmo foi referido na nossa entrevista com o responsável nacional da Bolt, David Ferreira..Além disso, a Bolt tem por hábito oferecer descontos entre os 5% e os 20% aos seus utilizadores, que são automáticos - por norma, se não usarmos há algum tempo temos maior acesso aos descontos. A estrutura da app é muito semelhante à da Uber, usando o Google Maps também para os mapas. Cancelar a viagem nos primeiros minutos não traz qualquer tipo de encargo extra (na Uber tem), mas não tem a possibilidade de agendamento de carros para outro horário..Tal como é habitual, tem a possibilidade XL, para seis ocupantes, que é um pouco mais caro e demora mais a chegar, o nível executivo, para outro tipo de serviço com melhores carros e ainda tem disponível veículos para quem tem mobilidade reduzida. Tudo igual à Uber, mas sem a possibilidade de tentar a versão em que se dá boleias a desconhecidos (que só funciona à vezes na Uber) e sem a modalidade dos carros elétricos, que a Uber oferece..[frames-chart src="https://s.frames.news/cards/lucros-da-uber/?locale=pt-PT&static" width="300px" id="896" slug="lucros-da-uber" thumbnail-url="https://s.frames.news/cards/lucros-da-uber/thumbnail?version=1550513240190&locale=pt-PT&publisher=www.dinheirovivo.pt" mce-placeholder="1"] O menu de opções também permite ganhar viagens grátis (3 euros) convidando amigos, como se vê na Uber, não tem é a opção de PayPal (só cartão de crédito) nos pagamentos possíveis. Além do histórico de viagens (menos pormenorizado que a Uber), também tem opção para empresas e não permite, pela app, juntar dados como o número de contribuinte (dizem-nos que estão a tentar mudar esta situação)..Os carros são do mesmo estilo da Uber, até porque há vários condutores que trabalham para as duas plataformas..[caption id="attachment_17364" align="aligncenter" width="696"]. Viagem Torres de Lisboa-Centro Comercial Vasco da Gama, em hora de ponta em Lisboa. A Bolt e a Uber explicam que os preços subiram temporariamente pela elevada procura. Daí, teoricamente, ganhar o táxi no melhor preço, já que mantém o preço habitual. No entanto, é difícil de garantir esta vitória, já que a estimativa do táxi parece focar-se apenas no percurso e não no trânsito acrescido que irá sempre tornar a viagem mais cara (pelo tempo a mais que irá demorar). Independentemente disso, a Bolt nem está muito longe do valor do táxi, já a Uber duplica o valor habitual. Nos tempos de espera, ganha a Uber, com apenas quatro minutos, contra 16 de estimativa da app dos táxis e 17 minutos da Bolt.[/caption].Chegados aqui, se quiser falar-nos da sua experiência com estas plataformas, contando problemas ou soluções, pode enviar para insider@dninsider.pt