
A Apple vai mesmo deixar de disponibilizar a encriptação de dados na iCloud, no Reino Unido, o que deixará os utilizadores sem o nível mais elevado de segurança que a empresa oferece atualmente.
A medida é confirmada poucas semanas depois de terem surgido informações de que o governo britânico estava a pressionar a tecnológica de criar uma porta de entrada dos seus serviços encriptados para fins de aplicação da lei e de espionagem.
O Ministério do Interior do Reino Unido recusou-se a confirmar ou negar se fez um pedido à Apple para o desativar, mas a empresa deixou claro que essa não era uma decisão que quisesse tomar. A informação foi avançada pelo Financial Times esta sexta-feira, e entretanto confirmada pela Apple.
A Apple está “seriamente desapontada” por não poder continuar a oferecer o ADP, o protocolo que utiliza para garantir a segurança de dados na iCloud aos utilizadores do Reino Unido, especialmente tendo em conta “o aumento contínuo das violações de dados e outras ameaças à privacidade dos clientes”, afirmou fonte oficial da empresa em comunicado citado pela imprensa internacional. “Reforçar a segurança do armazenamento na nuvem com encriptação de ponta a ponta é mais urgente do que nunca”.