Aqui há carros de luxo com motorista

Já é possível alugar um carro de gama alta com motorista privado em apenas poucos minutos na capital portuguesa. A empresa norte-americana Uber lançou a sua aplicação para Lisboa, que vai ajudar a revolucionar os transportes privados na cidade.
Publicado a

A Uber é uma aplicação que funciona como plataforma para clientes e motoristas privados. Através desta app, os clientes podem alugar um carro com motorista de imediato através do serviço de GPS que é utilizado para detetar a localização do cliente e indicar quais os carros disponíveis na área.

O serviço foi lançado em São Francisco em 2009. Cinco anos depois, a empresa está disponível em 140 cidades de 40 países com diversos serviços.

"O nosso objetivo? Nos Estados Unidos, por exemplo, se for a Chicago ou São Francisco é possível ter um carro em dois ou três minutos. É esse o nosso objetivo para Portugal", assume Alexandre Droulers, responsável da Uber para a Europa Ocidental.

Para usar o serviço Uber Black não é necessário utilizar dinheiro vivo. A descarga da aplicação é gratuita e basta fornecer dados pessoais, assim como os do cartão de crédito para estar pronto a usar o serviço Uber Black.

No final da viagem, é emitido uma fatura eletrónica contendo o valor da viagem e com a rota, de forma a que o cliente certifique-se que o caminho foi o mais direto possível. "Assim sabemos, quer sejamos um parisiense em Lisboa ou um lisboeta em Paris, se a rota feita pelo condutor foi a mais direta posível", explica o responsável. O desempenho do condutor também é avaliado pelo passageiro no final da viagem para elucidar os futuros clientes sobre as performances dos motoristas.

Mas quais são as vantagens da Uber em relação a outros meios de transporte? "Em primeiro lugar, somos uma opção adicional para as pessoas se movimentarem nas cidades. Somos um complemento, em conjunto com os táxis e com os transportes públicos", começa por enumerar Alexandre Droulers.

"Depois temos a segurança e a confiança. A partir do minuto que chamamos o táxi temos uma fotografia do condutor, temos o número de telefone, a matrícula, isto é muito importante", sublinha.

"Em terceiro temos a conveniência. Tiramos um smartphone e em poucos segundos chamamos um carro. Por último, a transparência. No final é emitido um recibo eletrónico com a rota descrita para as pessoas saberem quantos quilómetros viajaram e se a rota foi direta".

Mas não são só os clientes a ganhar com esta aplicação, os condutores privados também tem vantagens. "Os condutores são condutores privados com experiência e não são empregados da Uber. Podem se ligar uma hora por semana, dez horas por dia, como quiserem", explica Alexandre Droulers.

Quando os condutores se inscrevem, a Uber passa a pente fino toda a documentação do motorista assim como do automóvel para assegurar o melhor serviço possível. "Quando admitimos os condutores nós inspeccionamos todos os papeis, carta de condução, seguro,os papéis de carro, e olhamos também a qualidade dos carros, para garantir que os clientes tem uma boa experiência". Regra geral, o modelo de carro pretendido pela Uber será semelhante ao Mercedes Classe E, com dois ou três anos no máximo.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt