A Askblue, consultora de tecnologia e negócio, comemorou este ano o seu décimo aniversário, que marca um percurso de crescimento e internacionalização. No espaço de três anos, dobrou o volume de negócios de 10 milhões de euros em 2019, para 19,8 milhões de euros em 2022, ano também marcado pela abertura de dois escritórios no Brasil, em Goiânia e São Paulo. Ao Dinheiro Vivo, Pedro Nicolau, CEO da Askblue, fez um balanço da última década de atividade da empresa que se lançou ao mercado nacional em 2013..Nascida pela mão de quatro sócios com experiência no setor, arrancou com o primeiro projeto quatro meses depois da fundação, embora tenha sido em 2015 que se tornou mais conhecida do mercado. "Em 2015 fizemos uma parceria com a Outsystems, uma empresa tecnológica com um produto espalhado por todo o mundo. Os projetos que fizemos em conjunto valeram-nos um Innovation Awards, o que nos deu maior projeção no mercado nacional. Nesse ano, fizemos cerca de dois milhões de euros, três vezes mais do que em 2014", começa por explicar..Desde então, o crescimento foi sustentado e alavancado pela forte atuação no setor financeiro, que rapidamente permitiu a diversificação para outras áreas, designadamente retalho e logística. Atualmente, a empresa tem parcerias firmadas em locais como o Médio Oriente, Holanda e Estados Unidos, embora a presença internacional seja ainda reduzida face ao que é o peso do mercado nacional, mas representando já 7% da faturação total..Precisamente para ampliar a ação além-fronteiras, surge a nova operação no Brasil, que tem como foco o fornecimento de soluções de transformação digital para os setores financeiro, industrial, do agro-negócio e da indústria farmacêutica. Adicionalmente, e além do objetivo principal de criar espaço para a Askblue num mercado de grande relevância, a aposta na contratação de recursos especializados é outra prioridade da empresa, que está a apostar na ligação com universidades brasileiras. A atividade no Brasil ainda é muito recente, pelo que só nos resultados de 2023 será possível avaliar o crescimento da empresa nesta nova localização. No entanto, sublinha o CEO, as expectativas são "muito positivas"..Para o futuro da Askblue reserva-se a contínua expansão internacional da empresa, que deverá apostar, para já e até 2024, na consolidação do negócio no Brasil, mas com foco nos próximos passos. "A operação no Brasil permitiu-nos ter processos montados que vão tornar mais fácil abrir outros escritórios", perspetivando-se a probabilidade de uma próxima abertura num dos locais onde a consultora já marca presença através das parcerias estabelecidas no Médio Oriente, Estados Unidos e Holanda. Adicionalmente, a empresa está a apostar em duas novas áreas de atuação: energia e transportes..No que respeita aos resultados globais do ano de 2023, ainda é cedo para tirar conclusões, como aponta Pedro Nicolau, embora já preveja um ano de menor crescimento do que tem sido habitual nos últimos anos. Contudo, o responsável da consultora tecnológica acredita que esta é "mais uma oportunidade para reorganizar a empresa, torná-la mais eficiente e prepará-la para novos crescimentos no futuro. Queremos ser uma das maiores empresas poruguesas.", remata.