Audiência média dos canais generalistas aumentou 3% janeiro

Análise de audiências de TV da agência de meios UM, que integra o grupo Mediabrands, revela que em janeiro o consumo televisivo em Portugal diminuiu 0.9% face a dezembro de 2023, mas os canais de sinal aberto foram as exceção.
A TVI alcançou um share de 14.7%, A TVI foi o canal em sinal aberto que mais cresceu em audiências em janeiro face ao mês anterior.
A TVI alcançou um share de 14.7%, A TVI foi o canal em sinal aberto que mais cresceu em audiências em janeiro face ao mês anterior.Mário Vasa / Global Imagens
Publicado a

A análise de audiências de TV da agência de meios UM, que integra o grupo Mediabrands, revela que em janeiro, o consumo televisivo em Portugal diminuiu 0.9% face a dezembro de 2023. Entre os canais FTA (free-to-air, sinal aberto), no primeiro mês do ano, verifica-se um aumento da audiência média em 3% vs. dezembro de 2023. Para além da audiência média, os canais FTA também registaram um crescimento em share vs. o último mês de 2023.

Quanto ao ranking de canais, a SIC manteve-se como a estação líder em audiências, terminando o mês com uma quota de share de 15% (+0.7 p.p. vs dezembro 2023). A TVI alcançou um share de 14.7%, aumentando +0.8 p.p. vs dezembro de 2023 e foi o canal FTA que verificou maior crescimento face ao último mês. A RTP1 surge na 3º posição, com um share de 11.5% (+0.2p.p. vs. novembro).

Os canais do Pay TV, no geral, verificaram uma diminuição das suas audiências, contudo destaque para o crescimento do share da SIC Mulher e Fox Crime, com ambos os canais a verificarem um aumento de +0.2p.p. vs. dezembro 2023.

As estreias de novos programas como “Era uma vez na quinta”, na SIC, “Big Brother Desafio Final” na TVI, e “Got Talent”, na RTP1, provocaram impacto nas audiências dos canais. Destaque para a transmissão dos jogos da Final Four da Taça da Liga, que foi o programa mais visto durante o mês de janeiro.

O top 3 de programas mais vistos de janeiro é composto por jogos de futebol. Os jogos das meias-finais da final Four da Taça da Liga, transmitidos pela SIC, foi o programa mais visto do mês. Os jogos entre Braga x Sporting e Benfica x Estoril alcançaram uma audiência média de 1 milhão e 756 mil telespetadores, que representou um share de 34.3%.

Na 2ª posição ficou a final da Taça da Liga entre os outsiders Braga x Estoril que contou com uma audiência média de 1 milhão e 430 mil telespetadores, e representou um share de 29.5%. Na 3ª posição surgem os jogos dos oitavos de final da Taça de Portugal, transmitidos pela RTP1. Os jogos Benfica x Braga e Estoril x Porto registaram uma audiência média de 1 milhão e 146 mil telespetadores, o que representou um share de 23.0%.

Nota ainda para a presença da novela “Cacau”, que estreou no passado dia 15 de janeiro, no top 20 dos programas mais vistos de janeiro. No mês de estreia a novela alcançou uma audiência média de 873 mil telespetadores, representando um share de 17.7%.

No que toca às audiências por período horário, a RTP1 liderou durante as manhãs (7h30 – 12h30), com um share de 14.1% e durante o pré-prime com um share de 16.9%. A TVI conquistou a liderança durante o 2º prime-Time (22h30 – 24h00) e no late-night (00h-02h30) com um share de 17.4%, 16.1%, respetivamente. 

O período do almoço (12h30-14h30), da tarde (14h30-18h30) e do 1º prime-time (22h00-22h30) foram liderados pela SIC, com um share de 21.9%, 14.1% em17.9%, respetivamente. 

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt