Audiências de TV de domingo só hoje foram conhecidas. A culpa é da mudança de hora

Publicado a

Os dados de audiências televisivas de domingo não foram divulgados ontem devido a uma alteração registada nos ficheiros na sequência da "mudança da hora", disse à Lusa fonte da Comissão de Análise de Estudos de Meios (CAEM).

De sábado para domingo, com a entrada em vigor do horário de verão, avançou-se mais uma hora, tendo isso tido efeito na disponibilização das audiências de domingo aos operadores. Segundo a mesma fonte da CAEM, "o mercado foi avisado" de que houve uma alteração nos ficheiros devido à mudança de hora.

Este atraso, de acordo com a mesma fonte, já tinha sucedido uma vez na semana passada, mas nessa altura deveu-se a "um problema de envio", disse, escusando-se a adiantar mais pormenores.

Entretanto, as audiências de domingo e de segunda-feira já são conhecidas. No domingo a RTP registou um share de 9,3%, a TVI um share de 27,5% e a SIC 27%. O item Outros obteve um share de 7,2%.

Ontem a RTP subiu o share para 11,7%, a TVI caiu para 21,8% e a SIC foi o canal com mais share na segunda-feira com 22,4%.

O novo sistema de medição de audiências, a ser produzido desde o início do mês pela GfK, tem sido objeto de contestação pública, em particular da RTP. A estação põe em causa a fiabilidade dos dados que vinham a ser disponibilizados, tendo proposto, na reunião da CAEM, uma auditoria ao sistema - que foi aprovada pela unanimidade dos operadores de televisão, anunciantes e agências de meios. Não foi, no entanto, avançada uma data concreta para o arranque da mesma.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt