Azeite Andorinha voa com o Lidl para 22 países europeus

O ano passado a cadeia exportou produtos nacionais representado 70 milhões de euros. Este ano leva para as lojas nos EUA dois vinhos nacionais.
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O Lidl Portugal fechou um acordo com a Sovena que vai permitir colocar a partir de março azeite produzido pela empresa portuguesa nas lojas da cadeia de distribuição em 22 mercados europeus.

Com este acordo a cadeia calcula que vai elevar em 2017 para 100 milhões em 2017 o volume de receitas de exportação de produtos nacionais para as lojas da cadeia alemã, adianta Pedro Monteiro, director-geral de compras do Lidl Portugal. Ou seja, uma subida de 45% face aos 70 milhões de euros do ano passado.

Em 2016 o Lidl exportou 7,5 milhões de litros de azeite português para a França, Holanda, Inglaterra e Irlanda, mas com este novo acordo com a Sovena estende a exportação a 22 mercados, estando previsto um volume de 22 milhões de litros de azeite. Um crescimento de 66%.

O Andorinha fará parte do sortido fixo do Lidl na Alemanha, entrando nos restantes 21 países através de ações promocionais pontuais. O acordo prevê ainda que a Sovena seja a produtora da marca própria de azeite da cadeia alemã para a Europa, a Primadona, estando presente em mais de duas dezenas de mercados.

Desde meados de 2000 que o Lidl Portugal começou a exportar produtos nacionais para diversos mercados externos onde a cadeia está presente. O Lidl funciona aqui apenas como um intermediário de contacto entre os produtores nacionais e a cadeia internacional, promovendo os produtos nacionais junto dos seus interlocutores lá fora, já que a compra é feita diretamente junto dos produtores.

Este ano a cadeia alemã chega aos Estados Unidos. “Iniciamos operação nos Estados Unidos mais cedo do que o planeado (2018). Este ano vamos abrir 20 lojas na Virginia”, adianta Pedro Monteiro.

E às lojas norte-americanas chegam igualmente duas referências de vinho portugueses, uma de vinho verde e outro tinto da região do Douro, adianta Bruno Pereira, diretor-geral de compras do Lidl.

“Há uma oportunidade séria de exportar leguminosas enlatadas para os Estados Unidos”, revela ainda Pedro Monteiro, uma possibilidade que poderá se concretizar através de um fornecedor nacional do Lidl que já exporta este tipo de produtos para este mercado.

Leguminosas enlatadas e vinho são, aliás, dois de 115 produtos nacionais exportados pelo Lidl. O ano passado só para a Europa foram exportados 12 milhões de unidades de leguminosas para a Europa, representativas de 8,5 milhões de euros de receitas, e exportados 8 milhões de garrafas de vinho para 18 países, com destaque para a Alemanha, Polónia e Reino Unido.

“A expectativa é exportarmos 10 milhões de garrafas de vinho no próximo ano fiscal”, diz Bruno Pereira. “O que significa um crescimento de 25%”, reforça. Vinho do Porto é o produto estrela nesta categoria, mas o responsável do Lidl Portugal destaca igualmente o crescimento da procura pelo vinho verde.

A rainha pêra rocha

Frutas, legumes, azeite e vinhos são os produtos nacionais com maior peso na balança de exportações do Lidl. O ano passado o Lidl exportou 9 mil toneladas de frutas e legumes. E este ano, neste início do ano, já exportou um total de 4 mil toneladas de frutas e legumes.

O ano passado o Lidl diversificou o lote de oferta e começou a exportar couve coração para a Alemanha (385 mil kg), de abóbora-manteiga (354 mil kg) para três países e melão (1,2 mil toneladas) para 5 mercados.

“A pera rocha foi a estrela das exportações. Uma oportunidade que se criou em 2014 quando o mercado russo fechou e começamos a exportar para o mercado alemão”, recorda Vanessa Romeu, diretora de comunicação do Lidl. Das 100 mil toneladas exportadas em Portugal deste produto, 10% são escoados através das cadeias do Lidl no exterior.

Em dois anos, o Lidl exportou 16 mil toneladas de pera rocha para 6 países. Alemanha é o principal mercado. “Temos pedidos de 30 camiões semanais de pera rocha para a Alemanha e só conseguimos entregar 18 camiões”, adianta Pedro Monteiro.

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