Banca vende imóveis a preços com os quais os promotores "não conseguem competir"

Publicado a

A banca está a vender imóveis a preços com os quais os promotores imobiliários "não conseguem competir", disse o presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal, adiantando que as desvalorizações podem atingir 30%.

"O setor da construção e do imobiliário está a passar uma fase difícil", afirmou à Lusa Luís Lima, referindo que a crise que afeta o setor reforçou a relação entre a banca e os mediadores imobiliários.

"Os bancos recorrem muito às imobiliárias para vender os imóveis que têm em carteira", disse.

Luís Lima destacou, no entanto, o facto de a "banca vender com condições com que os promotores não conseguem competir", salientando que são feitas "desvalorizações forçadas dos imóveis, que podem atingir os 30%".

"Não há motivos para esta desvalorização forçada, cria uma instabilidade nos preços", sustentou.

O presidente da APEMIP já tinha afirmado à Lusa, no final de novembro, que a banca está a recorrer a mediadores mais do que nunca.

"Toda a gente sabe que os bancos recorrem mais aos mediadores para vender o seu produto e, infelizmente, os imóveis que se podem vender são os imóveis dos bancos porque têm financiamento bancário e financiam, nomeadamente, a 100% e em condições preferenciais", disse, na altura.

Luís Lima rejeitou, contudo, que os bancos estejam a desviar clientes das mediadoras, considerando que a relação entre as duas entidades é favorável aos mediadores.

"O que era bom, como questão de futuro, era nós vendermos os imóveis antes de estarem na posse dos bancos", defendeu ainda o presidente da APEMIP.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt