Quase quatro meses depois de ter lançado a oferta de crédito à habitação, o Banco CTT arranca com a campanha de comunicação para promover o seu mais recente produto e deixa um aviso: "o spread não é tudo".
Depois de anos de ausência, o crédito à habitação voltou a ser um produto objeto de comunicação dos bancos, num momento em que os portugueses regressaram ao mercado de compra de casa. Depois do Bankinter (que comprou o Barclays), em março o Santander arrancou com a campanha "Quem quer casa vai ao Totta", recuperando um antigo claim de comunicação do banco, agora é a vez do Banco CTT.
Os créditos à habitação oferecidos pelo banco têm um spread único, independentemente, do valor de empréstimo e dos produtos detidos pelo cliente: 1,750% (para empréstimos com rácio de financiamento/garantia entre 65% e 80%) e de 1,65% (com rácio inferior ou igual a 65%). E ainda assim, o Banco CTT garantia ter, feitas as contas de todos os custos associados, "claramente a melhor proposta para 80% das famílias portuguesas”.
A campanha, com criatividade da Partners, que hoje arranca centra aí o seu foco. “Quando comprar casa veja o cenário todo. No Banco CTT pode pagar menos”, é mote da campanha, uma espécie de "alerta para todos aqueles que são levados a contratar créditos com base apenas nas taxas de spread publicitadas, sem contar com todos os outros custos que são adicionados posteriormente", diz o banco.
"O spread não é tudo", avisa o banco, lembrando que o cross selling de produtos, muitas vezes oferecidos pelos bancos, para baixar a taxa de spread dos créditos eleva o custo total do empréstimo (TAER), com impacto na vida das pessoas.
"Esta campanha reforça a postura do Banco CTT enquanto parceiro dos seus clientes, que propõe uma oferta simples, de baixo custo. Um banco muito próximo em quem as pessoas podem confiar. O argumentário subjacente a esta campanha demonstra isso mesmo: connosco não há custos surpresa. E alerta para os riscos de quem, olhando apenas para o spread publicitado, acaba por escolher ofertas de crédito habitação mais caras”, diz João Mello Franco, administrador do Banco CTT com o pelouro do marketing.
Dai, a opção criativa de apresentar uma "casa inacabada a que faltam paredes, num dos casos até o teto, e os membros de uma família que contratou um crédito num banco que lhes deixou a casa aquém dos seus planos de vida".
Campanha promove ainda a app, a casa BCTT, que permite ao cliente acompanhar o processo de contratação de crédito.
(notícia atualizada às 15h43 com precisão sobre os valores de spread)