Os bancos continuam a cobrar pelo depósito ou troca de moedas no balcão, apesar de o Banco de Portugal ter enviado uma carta circular a desincentivar essa prática. Alguns bancos estão a instalar caixas automáticas onde os seus clientes podem levantar ou depositar moedas, sem custo, noticiou o Público. O serviço está disponível sem custos nos serviços de tesouraria do Banco de Portugal.
Em 2008, na sequência de queixas recebidas, o Banco de Portugal emitiu uma carta circular em que dizia que as "instituições de crédito devem assegurar gratuitamente a realização de operações de troco (notas por outras notas ou moedas) e destroco (moedas por notas) de numerário ao balcão, facilidade que deverá ser igualmente ser assegurada a não clientes". Mas, a carta circular não tem um caráter vinculativo, o que só acontece quando assume a forma de aviso, e os bancos têm vindo a cobrar comissão pela troca e depósito de moedas.
Alguns dos principais bancos já cobram 2,5 euros quando o número de moedas supera as 25 (independentemente do seu valor) e o custo duplica quando atingem 100 ou mais. Caixa Geral de Depósitos, Santander Totta, o Banco CTT e o BPI (o serviço é gratuito se for entregue para contagem posterior) cobram 5 euros. O Millennium Bcp, refere o diário, prepara-se para aumentar as comissões a partir de 15 de março, de 3,5 euros, para 5 euros.
Para evitar as comissões pelos bancos, os clientes podem recorrer aos serviços de tesouraria do Banco de Portugal, que faz a troca, sem custos. Para fazer a troca, o cliente terá de agrupar o numerário por denominação, exceto se fizer a entrega em algumas das filiais do regulador - Lisboa, Viseu, Porto, Évora, Funchal - onde há máquinas automáticas de contagem.
Só o ano passado foram realizadas 63.850 operações de destroco (de moeda para notas) nas tesourarias que dispõem de equipamentos de receção de moedas, envolvendo a troca de 64.178.608 moedas, no valor de 21.923.608,74 euros. Foram recebidas mais de 72 milhões de moedas.
Novas máquinas aceitam troca de moedas sem custos
Mas há bancos já a instalar máquinas automáticas, de uso exclusivo dos clientes, que aceitam moedas e pagam cheques.
O BPI já tem 152 caixas automáticas, estando previsto o alargamento a toda a rede no segundo semestre de 2020. No BCP há 70 agências já com as novas Millennium Teller Machine, número que deverá chegar a 130 até ao final do ano. Até ao final do primeiro trimestre, o Santander Totta também deverá começar a oferecer este serviço aos clientes através de máquinas automáticas.