
O Bank Millennium, subsidiária detida em 50,1% pelo Millenium bcp, constituiu no primeiro trimestre provisões de 118,4 milhões de euros para riscos legais relacionados com os empréstimos hipotecários em moeda estrangeira, foi comunicado ao mercado.
Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o Bank Millennium informa que a estimativa preliminar de constituição de provisões, no primeiro trimestre de 2024, relacionadas com empréstimos hipotecários em moeda estrangeira originados pelo Bank Millennium ascende a 507 milhões de zlótis, o equivalente a 118,4 milhões de euros ao câmbio atual.
Adicionalmente serão também constituídas no primeiro trimestre provisões de 41 milhões de zlótis (44,37 milhões de euros) para “riscos legais relacionados com a carteira de crédito originada pelo Euro Bank, contudo sem impacto nos resultados líquidos”.
Considerando a estimativa para provisões e a “inexistência de outros eventos inesperados, e tendo em consideração a manutenção dos resultados positivos da atividade ‘core’, o banco espera “um resultado líquido positivo no primeiro trimestre”.
O BCP detém 50,1% do Bank Millennium (Polónia) e comprou no final de maio de 2019 o banco polaco Euro Bank (que pertencia ao Société Générale), tendo em 01 de outubro desse ano sido registada a fusão entre as duas instituições.