A operação envolve também a compra de fábricas em Portugal. O grupo Bimbo passará a deter três instalações em Portugal, com a compra de dois espaços da Panrico no nosso país. O grupo mexicano passa ainda a liderar o segmento de panificação e pastelaria no mercado ibérico, refere o El País.
O acordo prevê também a resolução dos conflitos laborais nas duas empresas: a Panico e o grupo Bimbo têm realizado vários processos de reestruturação nos últimos anos, que têm levado à saída de centenas de trabalhadores, lembra o Cinco Dias.
A compra da Panrico, no entanto, irá excluir o negócio de pão de forma da marca, já realizada pelo grupo Bimbo, acrescenta o comunicado enviado às redações.
As duas empresas procuram contrariar a concorrência das marcas brancas e das indústrias de panificação low cost, que têm levando ao recuo das margens de rentabilidade destas empresas, acrescenta a mesma fonte.
O grupo Bimbo é responsável em Portugal pela comercialização do pão de forma com o mesmo nome. A Panrico é a dona de marcas como Bollycao, Donuts e Madalenas.
O grupo Bimbo prevê a conclusão da compra da Panrico no final de 2015. O grupo mexicano adquiriu a panificadora Sara Lee Corporation em Portugal e Espanha por 115 milhões de euros em outubro de 2011.
(Notícia atualizada às 16h52 com a indicação que o negócio do pão de forma não está incluído na operação de compra da Panrico pelo Grupo Bimbo)