BlackBerry 10 é lançado hoje. Será o renascimento ou o fim da marca?

Publicado a

Depois de muitos adiamentos, o novo sistema operativo BlackBerry 10 é anunciado hoje, acompanhado dos dois primeiros smartphones a correr a novidade. A expectativa do mercado é grande, depois de trimestres consecutivos de perdas e uma grande ebulição na companhia, que levou à saída dos co-CEO e à entrada de Thorsten Reins.

Nos últimos tempos, a Research in Motion, fabricante do BlackBerry, fez um grande esforço para atrair programadores e parceiros, tentando um compromisso que garanta o sucesso do sistema. A RIM perdeu um milhão de utilizadores nos últimos três meses do ano e as receitas caíram para metade. Mas o entusiasmo em torno da nova plataforma teve um efeito positivo sobre as ações, que dispararam para mais de 17 dólares, depois de um mínimo de 6,22 dólares em setembro passado.

Neste momento, a RIM tem 70 milhões de utilizadores do serviço BlackBerry em todo o mundo, pelos quais os operadores móveis pagam licenças. A empresa tem-se recusado a licenciar o seu sistema operativo e também demorou demasiado tempo a reagir ao impacto dos ecrãs táteis, não assegurando ao mesmo tempo um ecossistema de aplicações apelativo.

O BlackBerry 10 deverá mudar tudo isso e voltar a introduzir um concorrente de peso no duopólio Android - iOS. Se tal não acontecer, pode ser o fim do BlackBerry no médio prazo.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt