De acordo com a entidade regional de Turismo do Algarve (RTA), há atualmente cerca de 59 mil estrangeiros com morada na região, o que representa 13% do total da população. A entidade vai estar presente na exposição, de acordo com o presidente Desidério Silva, para "divulgar o potencial turístico do Algarve para a captação de turismo residencial, transformando quem já ali reside em embaixadores da região".
"O turismo residencial é, além do mais, reconhecido como um dos dez produtos fundamentais para o país e já em fase consolidada no Algarve, de acordo com o Plano Estratégico Nacional de Turismo, sendo por isso natural a presença institucional da RTA num evento como o BLiP", adiantou, ainda, Desidério Silva.
Segundo a RTA, os principais motivos que influenciam a escolha do Algarve como destino para a compra de segunda habitação são o clima ameno, as acessibilidades, a existência de campos de golfe e a oferta de voos de baixo custo de ligação com os países de origem dos compradores, tal como revelará o novo Plano de Marketing da região, a apresentar em breve.
Com o mesmo objetivo estará, também, presente a entidade regionais de turismo do Porto e Norte de Portugal.
As áreas de atividade das empresas presentes são variadas e vão desde serviços financeiros a cuidados de saúde ou manutenção doméstica.