A bolacha mais vendida do mundo faz um século de existência e convida o mundo para se juntar à festa e fazer
um brinde...com um copo de leite!
À venda em mais de 100 países, é possível encontrar Oreo com sabores tão variados que vão do mirtilo, gelado de chá verde, ou
formas diferentes como as Oreo Minis e a Triple Double. E em todas elas, o mesmo ritual do "Separa, Lambe e
Mergulha", uma prática que leva a acesas discussões, mas sempre com o mesmo desfecho: a união das pessoas.
A bolacha que chegou a Portugal em 1995 (aqui entrevista com Rodrigo Carmona, diretor de marketing de
bolachas da Kraft Foods), foi lançada em 1912, no mesmo ano em que o Pólo Sul foi
descoberto, e o Titanic se afundou.
A sua primeira venda ocorreu em Hoboken, no estado de Nova Jersey, local onde as Oreo eram
embaladas em latas e vendidas ao peso. Nessa altura, os grossistas
pagavam 30 cêntimos de dólar por cerca de 500 gramas de bolachas.
A Oreo teve tanto sucesso que deu nome a uma rua - Oreo Way -, anteriormente conhecida como West 15th Street
entre a 9ª e 10ª Avenida em Nova Iorque, onde a primeira Oreo foi
fabricada, na confeitaria da Nabisco.
Segundo o grupo que fabrica a Oreo, a Kraft Foods, esta é a marca de bolachas mais vendida do
mundo, com 1,5 mil milhões de lucros em todo o mundo, sendo produzida em 12 fábricas.
Os seus maiores mercados, segundo dados de 2010, são os
EUA, China, Venezuela, Canadá, Indonésia, México, Espanha, América
Central, Caraíbas, Reino Unido e Argentina.
Revela um estudo exaustivo sobre o ritual de
"Separa, Lambe e Mergulha" que 50% de todos os consumidores separam as
suas bolachas antes de
as comer, com as mulheres a rodarem as bolachas mais frequentemente do
que
os homens.
A Oreo tem uma comunidade de fãs
de mais de 23 milhões, que representam mais de
200 países e dezenas de línguas diferentes. A página da marca Oreo
está entre o top 5 de páginas de Facebook.