
O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, defende que o eixo atlântico da linha ferroviária de alta velocidade deve ser a prioridade do Governo, prometendo manter o tema da ligação Porto-Vigo na agenda pública.
"Há que, sobretudo, não deixar cair este tema [ligação Porto-Vigo] no esquecimento, assumi-lo como uma prioridade, e é isso que nós desejamos, é que a ligação atlântica seja a prioridade do Governo português", disse hoje aos jornalistas em Esposende (distrito de Braga).
Ricardo Rio falava à chegada ao Clube Hípico do Norte, onde decorre hoje o debate "O novo aeroporto de Lisboa e a Linha de TGV", organizado pela Associação Empresarial do Minho (AEMinho).
O autarca de Braga respondia a questões não só acerca da linha de alta velocidade, mas também acerca do atual comboio Celta, que liga o Porto e Vigo em mais de duas horas.
"É completamente incompreensível que neste momento de Vigo até ao Porto se demorem duas horas para fazer uma ligação de comboio. De Braga a Vigo um pouco menos", pelo que tornar Braga no centro do eixo rumo a Vigo e Porto, com meia hora de distância em cada uma destas viagens, bem como "Braga - Lisboa" em duas horas é fundamental para o desenvolvimento do país.
Quanto ao Celta, "há pequenos melhoramentos que podem ser feitos, desde logo o melhoramento do material circulante", já que a "comparação entre os comboios que chegavam a Vigo da ligação de alta velocidade espanhola, com os comboios do Celta que chegavam de Portugal" ilustra "uma realidade de séculos diferentes em termos de transportes".
Ricardo Rio acrescentou ainda que "há questões que não conseguirão ser ultrapassadas enquanto não se melhorar as linhas e melhorar toda a circulação".
O autarca congratulou-se ainda com a aprovação de um financiamento de 813 milhões de euros por parte da União Europeia, afirmando que "tem de ser este o grande desígnio do ponto de vista da ferrovia no país".
O social-democrata rejeitou ainda o estudo de uma ligação de ferrovia pesada entre Braga e Guimarães proposta num projeto de resolução do PS recentemente aprovado no parlamento, considerando-a "uma discussão completamente extemporânea".
"A nossa prioridade, e julgo que também para Guimarães, é esta ligação à alta velocidade [na estação de Braga]", assentando na opção por 'metrobus' já anteriormente prevista.