
Entre 2014 e 2024, o Lidl Portugal multiplicou por seis o volume de exportação de frutas e legumes nacionais. Só no ano passado foram exportadas 31 mil toneladas, o que permitiu colocar 18 tipos diferentes destes produtos portugueses em oito países europeus: Alemanha, França, Espanha, Reino Unido, Irlanda, Polónia, Suécia e Luxemburgo. No glonal, na última década, a insígnia ajudou a exportar 192 mil toneladas de frutas e legumes nacionais.
Os resultados foram apresentados, ontem, no âmbito da feira Fruit Logistica, a maior feira de frutas e legumes do mundo que está a decorrer em Berlim. A marca promoveu a visita a uma das suas lojas nesta cidade alemã. Objetivo: observar os artigos nacionais que já fazem parte do sortido das Frutas e Legumes do Lidl na Alemanha e apresentar os resultados da exportação desta categoria em 2024.
“Os bons resultados da campanha e da parceria que temos em conjunto com a Portugal Fresh, desde 2014, são o reflexo do compromisso do Lidl com os produtores nacionais”, assinalou Jorge Pierre Silva, Diretor de Frutas e Legumes do Lidl Portugal. E acrescentou: “É um orgulho poder levar a marca Portugal e a qualidade associada aos produtos portugueses aos mercados europeus onde estamos presentes, reforçando o nosso compromisso com o país e o nosso empenho com a produção nacional”.
Tutti-fruti
Do cabaz de produtos vendidos ao exterior destaca-se a pera rocha do Oeste DOP, com um total de 14 mil toneladas a serem exportadas para Alemanha, Reino Unido, França, Irlanda, Polónia, Suécia, Espanha e Luxemburgo. Merece igualmente nota a laranja, como Citrino do Algarve IGP, com 6 mil toneladas exportadas, e a couve coração, com 4 mil toneladas enviadas para outros mercados europeus.
Ainda com excelentes resultados assinalam-se as categorias de frutos vermelhos – amoras, framboesas e mirtilos (2,5 mil toneladas) – e de frutas de caroço – ameixas, nectarinas, paraguaios e pêssegos (2 mil toneladas exportadas). Com mais de 1.750 camiões Lidl saídos de Portugal para a Europa, o cabaz de frutas e legumes exportados integra ainda, entre outros, artigos como a castanha, a maçã, o tomate,o melão e a melancia.
O novo ano de 2025 arranca igualmente de forma positiva com o início da exportação de um novo artigo: o Kiwi para a Alemanha.
Assumindo a liderança nacional de exportação de produtos portugueses para a Europa e sendo a insígnia que oferece abertura ao maior número de diferentes mercados, o Lidl Portugal tem contribuído, ao longo dos anos, para o crescimento sustentado da exportação de frutas e legumes nacionais para os vários países onde tem presença. De assinalar que os contratos assinados com os mercados de destino têm como vantagem os parceiros poderem planear os volumes a exportar através da sua rede.
9 mil colaboradores em Portugal
A completar este ano 30 anos em Portugal, o Lidl tem cerca de 9000 colaboradores, distribuídos por mais de 280 lojas, de Norte a Sul do país e, para além da sede, 4 direções regionais e entrepostos: Santo Tirso (Norte), Torres Novas (Oeste), Loures (Centro) e Palmela (Sul).
Segundo o Estudo de Impacto realizado pela consultora independente Forvis Mazars, em 2023, o Lidl Portugal contribuiu com 3.078 milhões de euros a nível de geração de riqueza para o país, representando 1,2% do PIB nacional. Em 2025, o Lidl Portugal recebeu pela quarta vez consecutiva, a certificação Top Employer, atribuída pelo Top Employers Institute, pelas suas Boas Práticas/Gestão de Recursos Humanos.
O Lidl Internacional pertence ao Grupo Schwarz e é um dos maiores retalhistas de produtos alimentares na Europa. O Lidl Internacional conta com cerca de 12.350 lojas, mais de 220 centros de distribuição e entrepostos em 31 países e com cerca de 375.000 colaboradores, apostando na disponibilização de produtos de máxima qualidade ao melhor preço e pautando-se pela simplicidade e proximidade com os seus clientes.