Brasileiro mais rico fez fortuna nas cervejas

Publicado a

O empresário Jorge Paulo Lemann, de 73 anos, conhecido como "rei da cerveja", é o brasileiro mais rico do mundo, de acordo com o ranking da revista Forbes. Detentor das marcas Budweiser, Stella Artois, Brahma, Skol, Antarctica, Beck"s e Leff , entre outras cervejas, além das marcas internacionais Burger King e o ketchup Heinz, Lemann tem uma fortuna avaliada em 38 mil milhões de reais (cerca de 15 mil milhões de euros).

Mas a grade supresa desta lista é o desaparecimento do empresário Eike Batista, que na edição anterior ocupava o quinto lugar do ranking brasileiro e 100.º do mundo. Agora não integra sequer a lista dos 124 milionários brasileiros, pelo que a Forbes o apelida de "maior perdedor do Brasil". Na origem desta queda acentuada está a forte desvalorização em bolsa das suas empresas.

Esta não é a primeira vez que uma publicação ligada à Forbes desdenha de Eike Batista. Duas recentes reportagens da versão mãe, a edição americana, chamam o empresário de "o maior perdedor do mundo" e outra finaliza: "O empresário carioca está dolorosamente aprendendo que ele é o mestre do nada".

Na versão de 2013 da lista anual de milionários, a Forbes Brasil refere que "na pátria de chuteiras, é grande o número de fortunas concentradas em clãs, cujos integrantes dividem, nos bastidores, o controle acionista de algumas das maiores companhias canarinhas. O fenómeno revela-se em mais de um terço das riquezas apuradas na lista deste ano".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt