bTd Travel & Jets ajuda as PME a gerir as suas viagens

A start-up norte-americana promete, numa única plataforma, acesso a todos os verticais relacionados com viagens e Turismo. O serviço, agora alargado às Pequenas e Médias Empresas (PME) não só simplifica e automatiza o processo de reserva como a própria gestão das viagens.
Manoel Suhet, fundador e CEO da bTd Travel&Jets
Manoel Suhet, fundador e CEO da bTd Travel&JetsCarlos Pimentel
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A bTd Travel & Jets é uma empresa americana, fundada em 2017, com filiais no Brasil e em Portugal, com foco em empresários e consumidores com elevado poder de compra. Como explicou ao Dinheiro Vivo o fundador, Manoel Suhet, a empresa distingue-se por agregar, na mesma plataforma, todos os verticais de viagens. Ou seja, toda a informação está disponível no mesmo local. Desde a informação sobre o meio de transporte que vai ser usado na deslocação até ao alojamento, e incluindo meios mais exclusivos, como os jatos privados e helicópteros.

Só do lado do alojamento, refere Manoel Suhet, são mais de 300 mil propriedades, vilas privadas, hotéis e resorts. Já a parte do transporte terreste também inclui as autocaravanas e transfers privados. A par disso há ainda a possibilidade de, através do serviço de concierge personalizado, reservar todo o tipo de serviços, desde guias, restaurantes, entre outros.

Recentemente, a empresa resolveu “atacar” as PME, que tradicionalmente não só sofrem de falta de recursos humanos como, quando começam a crescer, necessitam de controlar os custos e fazer a gestão das viagens corporativas. Nestes casos, a plataforma permite até que tudo seja marcado por um funcionário – a título de exemplo – em modo de pré-reserva, e é do próprio sistema da bTd que sai um documento a pedir a aprovação do superior hierárquico. “É possível reservar um voo, um hotel e um carro - o mais solicitado – através de uma pré-reserva automática”, garante o responsável. “O processo é feito automaticamente, aliviando o fluxo e o trabalho das empresas”, reconhece Manoel Suhet. O empreendedor explica ainda que a empresa decidiu aumentar também os benefícios dados aos clientes. Os funcionários podem ter, na plataforma, uma conta corporativa e uma conta pessoal. Com os mesmos benefícios. Algo que, segundo Manoel Suhet vai inclusive ajudar as PME na retenção de talentos, “porque passa a ser mais um benefício que se entrega, sem custo para a empresa”.

Por outras palavras, a plataformas permite resolver dois dos problemas sentidos pelas PME: “o problema da gestão das viagens com redução do orçamento e a automatização do processo, libertando tempo dos funcionários administrativos e dando um benefício adicional para a empresa que é o acesso a uma concierge no mundo inteiro, com condições muito atrativas”. O executivo explica ainda que o gestor consegue definir a política de viagens, e fazer a respetiva gestão. Por exemplo definir que até um certo número de horas de voo os funcionários viajem em classe económica; se têm direito ou não a bagagem de porão... sempre que uma reserva foge dos padrões pré-definidos, o sistema alerta o gestor. Que depois decide se aprova ou não. No fim do mês, a plataforma gera relatórios que ajudam a fazer a gestão das viagens e financeira.

Este serviço já está operacional nos Estados Unidos da América e no Brasil, tendo sido apresentado ao mercado nacional durante o Web Summit, em novembro do ano passado. O próximo passo – para 2025 – assenta na entrada em outros países, nomeadamente Espanha, Inglaterra, Alemanha e Suíça.

Para se perceber o possível impacto da utilização da plataforma Manoel Suhet dá o exemplo de um cliente – um banco nos EUA – que utilizava outras plataformas online. “Entre passagens aéreas internacionais e hotéis, num ano economizaram 100 mil dólares, de um orçamento de 480 mil dólares”.

A diferença, face a outras agências tradicionais, refere Manoel Suhet é que a bTd Travel & Jets é uma plataforma 100% digital. As pessoas trabalham em casa ou em cowork. Isso aumenta a sua qualidade de vida e diminui os custos operacionais da empresa. “Isso faz com que o meu custo operacional seja menor do que o de uma agência tradicional”, afirma, explicando que os “funcionários são recompensados com bónus pela satisfação e economia que permitimos aos nossos clientes”.

Isto permite, naturalmente, ter também uma equipa mais reduzida. A prova é que a empresa atualmente tem 15 pessoas no Brasil, uma em Portugal (com mais duas “nómadas”), uma pessoa no Equador e duas pessoas nos EUA. “Uma equipa enxuta que atende mais de três mil clientes”.

Com o novo serviço a expetativa, segundo Manoel Suhet, é crescer não só em Portugal como a base da Europa, que será liderada a partir do nosso país.

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