Em breve será possível a qualquer pessoa escrever com a caligrafia de um génio, e é exatamente desse conceito que parte o projeto: captar um pedaço da genialidade e da capacidade inovadora de pensar do cientista alemão.
O autor deixou um legado de inúmeras cartas e documentos que serviram de base à criação de um protótipo funcional que estará disponível nas ferramentas de escrita digital, incluindo smartphones e tablets.
O conceito foi criado em 2009 e desenvolvido a partir de cartas escritas pelo autor da teoria da relatividade e surgiu quando Harald Geisler, que estava com Elizabeth Waterhouse num café, reparou numa nota escrita à mão num guardanapo. Juntos, rapidamente pensaram na criação de um tipo de letra a partir de manuscritos de pensadores inovadores como é o caso de Albert Einstein.
Na sua página no Kickstarter, o co-autor afirma gostar de "imaginar quando se usa a letra de Einstein como font, um pedaço da sua genialidade pode refletir na própria escrita".
Cada letra é criada com uma cópia digital em que simula o movimento original do fluxo de tinta no papel. No entanto, a caligrafia difere a cada texto porque cada letra é escrita de forma diferente consoante a carta. Para corrigir o problema, os autores criaram várias versões da "Albert Einstein Font".
O tipo de letra de Einstein estará disponível para Windows, Linux, Mac e iOS.