Câmara de Alberto Korda que fotografou Che Guevara vendida por 18.100 euros

O valor de venda superou significativamente as estimativas iniciais, que se situavam entre os cinco mil e os oito mil euros.
Publicado a

A câmara do fotógrafo cubano Alberto Korda que tirou a famosa fotografia do guerrilheiro e ícone revolucionário Che Guevara, uma das imagens mais reproduzidas a nível mundial, foi vendida em leilão por 18.100 euros, foi hoje divulgado.

O valor registado pela máquina fotográfica Leica num leilão 'online' superou significativamente as estimativas iniciais, que se situavam entre os cinco mil e os oito mil euros, segundo informou hoje a plataforma de leilões na Internet Catawiki.

O leilão decorreu até ao passado dia 30 de setembro.

Fotógrafo oficial de Fidel Castro após a revolução cubana, Alberto Korda tirou o icónico retrato de Che Guevara - uma das principais figuras do processo revolucionário cubano em finais da década de 1950- a 05 de março de 1960, durante uma cerimónia em Havana.

O retrato ficou conhecido com o título "Guerrillero Heroico" e tornou-se um símbolo da luta contra a injustiça e a repressão utilizado atualmente em todo o mundo e estampado em sacos, t-shirts, bonés e bandeiras.

A máquina fotográfica estava até aos dias de hoje na posse da família de Korda, por ter sido uma das preferidas do fotógrafo e uma das mais utilizadas ao longo da sua carreira.

Korda morreu em 2001 na capital francesa, Paris, aos 73 anos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt