Câmara de Portel investe na requalificação de escola básica

A Câmara de Portel, em Évora, vai avançar este ano com obras de requalificação na escola básica da vila num investimento de 1,4 milhões de euros.
Publicado a

"A obra está adjudicada e já obtivemos o visto do Tribunal de Contas", pelo que os trabalhos devem começar "muito brevemente", afirmou hoje o presidente do município, José Manuel Grilo (PS), em declarações à agência Lusa.

Segundo o autarca alentejano, a requalificação do estabelecimento escolar envolve um investimento total de 1,4 milhões de euros, contando com o financiamento comunitário de um milhão de euros, através do programa Portugal 2020.

A requalificação da Escola E.B. 2/3 D. João de Portel está prevista nas opções do plano e orçamento do município para este ano, documentos aprovados, por maioria, pela câmara e pela assembleia municipal.

O presidente da Câmara de Portel indicou que o município alentejano conta para este ano com um orçamento no valor de 10,2 milhões de euros, menos quase 800 mil euros do que o do ano passado.

"O orçamento de 2017 acabou por ser superior, porque tínhamos ainda algumas verbas para receber do anterior quadro comunitário de apoio e as receitas estavam um pouco elevadas", referiu José Manuel Grilo.

A requalificação das piscinas municipais, num investimento de 1,8 milhões de euros, que não avançou no ano passado por a empresa vencedora do concurso não ter apresentado as garantias bancárias, e a construção de praias fluviais junto às aldeias de Alqueva e Amieira são outros dos projetos previstos.

Para este ano, adiantou o autarca, está ainda prevista a construção de estações de tratamento de águas residuais (ETAR) em Monte do Trigo, Santana, São Bartolomeu do Outeiro e Vera Cruz, tendo o concurso público já sido lançado pela empresa Águas do Vale do Tejo.

"Os impostos e taxas estão todos nos valores mais baixos" e estão previstos também "alguns benefícios de acordo com a legislação para os agregados familiares com dependentes", assinalou.

O presidente da câmara indicou que o município vai manter os apoios na área da educação, como a oferta de manuais escolares, e integrar 27 trabalhadores que tinham um vínculo precário, ao abrigo da nova legislação de regularização de precários.

O socialista José Manuel Grilo cumpre o segundo mandato na presidência da Câmara de Portel, sendo o executivo municipal composto por quatro eleitos do PS e um da CDU.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt