Com a cidade do Porto novamente escolhida para receber o evento, a segunda edição do Campeonato português de pizza, vai decorrer a partir das 16h00 no Jardim dos Clérigos e conta com a participação de 25 especialistas vindos de todos os pontos do país, não só para tentarem conquistar um prémio, mas também para porem à prova os seus dotes de pizzaiolos e, eventualmente, ganharem o direito a representar Portugal em competições internacionais.
«O nosso objectivo é promover a correcta confecção da pizza e estimular a arte do pizzaiolo, ao mesmo tempo que proporcionamos ao público uma tarde de animação 'apetitosa' e divertida», aponta o mestre Antonio Mezzero, cujos paixão e empenho na divulgação do típico prato italiano fizeram dele o primeiro Embaixador da Pizza Napolitana em Portugal e terceiro na Europa.
Por isso, "além da confecção das pizzas ao vivo, um espectáculo maravilhoso e de fazer crescer água na boca, o público vai poder também divertir-se com um show de pizza acrobática", diz Antonio Mezzero, sublinhando a participação do tricampeão mundial da modalidade Paolino Bucca e do campeão mundial Leone Coppola.
"Espero que esta seja uma experiência que fique na memória das pessoas e as leve a apurarem o gosto, procurando com exigência uma boa pizza", declara ainda Mezzero.
O parâmetro da exigência é mesmo ponto de honra para António Mezzero, que avança para a segunda edição do campeonato com um júri composto por nomes sonantes: os chefs Augusto Gemelli (conhecido milanês radicado em Lisboa há duas décadas), Hélio Loureiro (responsável gastronómico da Selecção Portuguesa de Futebol), José Avillez (dono do Belcanto, em Lisboa, distinguido com duas estrelas Michelin e incluído no "Top 100" dos melhores restaurantes do mundo), Leone Coppola (campeão mundial de Pizza Clássica e campeão mundial de pizza acrobática), Marco Gomes (dono do Foz Velha, no Porto, e cara conhecida da RTP) e Pedro Lemos (dono do Pedro Lemos, no Porto, distinguido também com uma estrela Michelin).
É sob o olhar, o olfacto e o palato atentos destes seis reconhecidos chefs que os 25 participantes no campeonato deste ano terão de confeccionar as suas especialíssimas pizzas, concorrendo em duas categorias: a das pizzas mais saborosas e a das pizzas com melhor aparência.
O que mais agradar à maioria do júri recebe uma taça e soma-lhe a qualificação e a inscrição no Concurso Mundial de Pizza, enquanto o segundo classificado recebe uma taça, qualificação e inscrição no Campeonato Europeu de Pizza.
No ano passado, os vencedores das duas categorias conseguiram depois classificar-se entre os 100 melhores nos concursos internacionais, os quais registaram mais de 800 participantes cada.
Por outro lado, a participação no evento português é obrigatória para ter acesso ao Campeonato Mundial da Pizza, que se realiza anualmente em Parma, e ao Campeonato Mundial de Pizzaiolo, que decorre todos os anos em Nápoles.
Esta integração da sua iniciativa nos calendários internacionais é motivo de satisfação para Antonio Mezzero, que se radicou em Portugal há sete anos e tem vindo a promover diversas iniciativas que aliam um carácter festivo à divulgação da pizza. Dono da prestigiada pizzeria Pulcinella, em Matosinhos, e de uma marca própria com os ingredientes de qualidade superior e produtos D.O.P. adequados à verdadeira pizza, a sua primeira grande acção pública nesse âmbito ocorreu em 2013. Produziu então uma mega-pizza de cinco metros de diâmetro para assinalar os 250 anos da Torre dos Clérigos. Seguiu-se o 1.º Campeonato Português de Pizza, no ano passado, que "foi um verdadeiro sucesso pois, mesmo sendo novidade, atraiu centenas de pessoas à Praça D. João I e mostrou que a confecção da pizza pode ser um espectáculo divertido e interessante", defende Antonio Mezzero.
O Campeonato Português de Pizza tem também uma vertente solidária, com parte das receitas provenientes das inscrições a reverterem a favor do Instituto Profissional do Terço, uma IPSS dedicada a crianças e jovens em risco.