Cannes Lions: Fuel traz Ouro para Portugal em outdoor

Publicado a

A Fuel vai trazer o primeiro Leão para Portugal. A agência portuguesa recebeu ouro em Outdoor no Festival de Publicidade de Cannes, a decorrer na cidade francesa desde sábado, com Mugshots.

Composta por três peças, a campanha pro bono foi criada para assinalar o 30º aniversário da Amnistia Internacional em Portugal e o 50º da organização a nível mundial, descreve Pedro Bexiga, co-director criativo da campanha juntamente com Marcelo Lourenço. Mugshots mostra fotografias de pessoas detidas pela PIDE, tendo sido inspirada pelo livro Por Teu Livro Pensamento, do fotógrafo João Pina, que fotografou e entrevistou diversos presos políticos no tempo da ditadura.

Mugshots foi a única das 28 inscrições portuguesas em Outdoor a receber um prémio em Cannes e o único Leão até agora conquistado por uma agência nacional no que é considerado o mais relevante festival de publicidade a nível mundial. Para Pedro Bexiga o menor número de Leões conquistado até agora pelas agências nacionais neste evento não deve ser interpretado como um sinal vermelho à qualidade criativa da publicidade made in Portugal. "Acho que tem a ver com o ano, com os trabalhos inscritos, onde está presente o mundo todo. O facto de [como país] ganharmos muitos prémios num ano não nos faz os melhores do mundo, nem o facto de ganharmos menos os piores", diz.

O Grande Prémio da categoria foi atribuído à agência Droga 5 NY, com o trabalho desenvolvido para o motor de busca Bing, da Microsoft: Decode Jay-Z with Bing.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt