
Quase a fazer um ano na liderança do Turismo de Portugal, Carlos Abade revela que há cerca de 120 mil imigrantes a trabalhar no turismo e que a qualificação dos recursos humanos é uma prioridade para manter “a qualidade e a excelência” que caracterizam o setor em Portugal. Questionado sobre se as empresas têm de subir mais os salários para atrair mão-de-obra, o gestor sublinha que, nos últimos três anos, o aumento salarial médio anual no setor foi de 6%, acima da média nacional, mas que “é um esforço que tem de continuar”.
É inevitável começarmos esta conversa por pedir a sua opinião sobre a decisão do novo aeroporto de Lisboa, anunciada esta semana pelo primeiro-ministro.
É com satisfação que vemos um processo que dura há 50 anos ter o seu término do ponto de vista da determinação da localização. É um assunto que ao longo dos anos tem ocupado uma grande parte das nossas preocupações. Há muito tempo que o setor do turismo - e não só o setor do turismo, mas Portugal - reclamava a necessidade de uma nova infraestrutura aeroportuária. E hoje temos a felicidade de ter já uma decisão e sabemos exatamente o local do aeroporto. Agora temos um tempo de implementação desse processo, mas era importante que respondêssemos a essa questão, que é onde é que vai ser o aeroporto. Isso está definido e é uma boa notícia. Além disso, é importante também tudo aquilo que tem associado, porque não foi só a questão do aeroporto, mas também da ferrovia, que é do ponto de vista da mobilidade uma dimensão particularmente relevante. Hoje, quando olhamos para o centro da Europa vemos que grande parte das viagens são feitas através da linha ferroviária, e o facto de não termos uma ligação a Madrid tira-nos no futuro alguma competitividade. E, por isso, o facto de estarmos já a olhar, não só para a dimensão da infraestrutura aeroportuária, mas também para a ferrovia, é particularmente positivo.
ros.
Quanto ao aeroporto Humberto Delgado, acredita que vai ser possível a curto prazo aumentar a capacidade?
A infraestrutura aeroportuária de Lisboa tem uma enorme pressão sobre ela, porque já está quase nos limites da sua capacidade, mas também é bom ver uma coisa: se olharmos para a infraestrutura aeroportuária de Lisboa há 20 anos, percebemos que ela não tinha a capacidade que hoje tem. Se chegasse aos 16 milhões de passageiros já era um número bastante significativo. Hoje já temos 34 milhões de passageiros na infraestrutura aeroportuária de Lisboa e isso significa que durante este período têm de ser feitos os investimentos e as alterações que permitam que a infraestrutura aeroportuária continue a ter mais passageiros, como aliás está a ter. Hoje, se olharmos para os números e os compararmos com o ano passado, o número de passageiros está a crescer e isso implica o quê? Implica melhorar a capacidade de transporte, subir aquilo que é o load factor dos aviões, um avião ocupa o mesmo espaço quer tenha um passageiro, quer esteja cheio. Neste momento, o load factor médio é cerca de 74%, o que também, mesmo relativamente aos aviões que chegam, mostra que há capacidade de crescer em passagei
O Executivo aponta para um aumento de capacidade até aos 45 milhões de passageiros. A confederação do turismo estranha esta expansão e questiona se era possível, porque é que já não foi feito. Em sua opinião a atual infraestrutura comportará uma expansão desta dimensão?
O que lhe posso dizer é que quem vai ter a responsabilidade de executar os investimentos é a ANA, que é a entidade que gere o aeroporto. Como disse há pouco, mesmo do ponto de vista dos últimos anos, a capacidade da infraestrutura aeroportuária tem crescido. E para continuar a crescer é necessário que sejam investimentos que permitam que isso aconteça e isso é uma matéria que está prevista no plano para os próximos anos, que vai ter de ser implementado pela ANA, a execução dos investimentos que permitam melhorar, por um lado, e aumentar aquilo que é a capacidade da infraestrutura, por outro.
O plano do Governo prevê também o fecho do Humberto Delgado. É a decisão certa ou devia considerar-se manter a Portela como um city airport?
Não. A decisão está tomada sobre essa matéria. O que interessa a partir de hoje é trabalhar na operacionalização dessa decisão. Isso é que é importante. E é importante que todos estejamos juntos, porque é uma decisão que demorou muito tempo e acabou por destruir valor a Portugal, porque na verdade poderíamos ter capitalizado mais. E o que é importante agora é unirmo-nos à volta desta decisão e avançarmos. E também implementarmos o mais depressa possível.
Que conselho daria às companhias aéreas que não têm espaço para operar em Portugal, ou que nem conseguem sequer reforçar as operações? Poderão os outros aeroportos ser a alternativa?
Temos trabalhado sempre com todos os aeroportos e com todas as companhias aéreas e não temos perdido a oportunidade de aumentar aquilo que são as rotas aéreas. Aliás, mesmo ao nível de Lisboa, por exemplo, temos a nova rota Seul-Lisboa pela Korean Airlines que vai começar em setembro. Temos também, em Faro, a United Airlines que vai começar em 2025. E há outras rotas que vão começar para o aeroporto do Porto.
Estamos quase no final do primeiro semestre do ano. Ainda há razões para o setor ter alguma prudência quanto à atividade turística neste ano de 2024?
Temos de ter sempre prudência, cautela, olharmos para os números. Aquilo que neste momento temos do ponto de vista de resultados até março deste ano, que já temos fechados, é que apresentam subida em dormidas, em número de turistas e, sobretudo, em valor, em receita, porque estamos a subir 14,7% face ao mesmo período do ano passado. E, tendo em conta aquilo que temos de sinais, de reservas, de conversas com operadores turísticos, o que podemos concluir é que estamos no caminho certo para que 2024 seja claramente um ano melhor do que 2023, que foi um ano recorde.
Portanto, será o melhor ano de sempre?
Neste momento, os dados que temos apontam nesse sentido e é nesse sentido que estamos a trabalhar. Aliás, em 2021, quando fizemos a projeção para a recuperação do setor - e saliento que a recuperação do setor está bem acima daquilo que é a recuperação da média mundial - fixámos um valor de 27 mil milhões de euros de receitas do turismo a atingir em 2027. E muitos, na altura, disseram até que seria uma meta irrealista. Aquilo que hoje vemos é que em 2023 já atingimos 25 mil milhões, portanto, estamos a 7,6% de atingir essa meta dos 27 mil milhões de euros. O que significa que, sim, o nosso propósito, o nosso objetivo é em 2024 atingirmos esse valor de receitas do turismo.
O preço médio por noite no alojamento tem vindo a subir a dois dígitos. Isto é um fator de atração ou pode também ser um fator de afastamento de turistas?
Não se evolui na cadeia de valor no sentido da redução dos preços. O que se faz é evoluir naquilo que é a qualidade da oferta e, naturalmente que a qualidade da oferta tem de ter o correspondente valor desse aumento. É o caminho que o setor tem feito. Não é um caminho no sentido de um turismo de massas. Não. É um caminho no sentido de um turismo de qualidade, que aporta valor. E, aliás, é nesse contexto que tem havido até uma diversificação para mercados de maior valor acrescentado.
Ao nível dos mercados externos, o que é que se está a verificar este ano?
O mercado dos Estados Unidos, nos últimos anos, tem tido um crescimento muito significativo e continua a crescer, é quase 30% face àquilo que são os dados do ano passado. O mercado do Canadá também continua a crescer. Mercados asiáticos, nomeadamente a Coreia do Sul - vamos ter a rota aérea, Seul-Lisboa -, também estão a crescer bastante. O que significa que além de continuarmos muito fortes a consolidar e incrementar a nossa posição nos nossos mercados mais antigos, mais consolidados, é continuarmos a fazer este caminho de diversificação para mercados de maior valor acrescentado e fora da Europa também.
E isso tem sido determinante para o aumento das receitas?
Absolutamente. Aliás, se compararmos aquilo que tem sido a evolução do ponto de vista de percentagem de número de dormidas versus aquilo que é a evolução do aumento das receitas, o aumento das receitas está bastante acima. Por exemplo, a março deste ano, comparado com o ano passado, temos um crescimento de 7% em dormidas e um crescimento de 15% em receitas. Isso significa que, de facto, o turismo em Portugal é cada vez mais um turismo de maior qualidade, que aporta mais valor.
Há cada vez mais municípios a criar taxas turísticas. Concorda com essa orientação?
O que é importante ter em conta é que, primeiro, a definição de uma taxa turística é um custo acrescido para quem nos visita e temos sempre de ter atenção na fixação dessa taxa, porque os territórios e as regiões têm de se manter competitivos para que continuem a beneficiar dos efeitos positivos do turismo. Por outro lado, é importante que o que resulta dessas taxas turísticas possa, do ponto de vista da sua aplicação, ter também um mecanismo que permita ao setor do turismo estar envolvido, para que depois sejam feitos investimentos que estejam alinhados com a realidade.
A falta de mão-de-obra é um dos problemas apontados pelos empresários do turismo. Tendo em conta o diálogo que mantém com os agentes do setor, tem a perceção de qual tem sido o impacto dos atrasos na regularização de imigrantes por parte da Agência para a Integração de Migrações e Asilo?
O setor do turismo tem, como outros setores de atividade económica, problemas de carência de mão-de-obra. É bom dar nota de que o turismo, em 2023, já ultrapassou o número de recursos humanos a trabalhar no setor que tinha em 2019. Só considerando alojamento e restauração, havia 350 mil trabalhadores, em 2019, e já havia 356 mil, em 2023.
Há dados sobre o peso da mão-de-obra imigrante no setor?
Os dados que temos é que estão neste momento a trabalhar em Portugal cerca de 750 mil imigrantes, por volta deste número, e que haverá cerca de 120 mil que estão a trabalhar no setor do turismo. E o turismo é um setor de vários subsetores de atividade. Também é bom dar nota disto. Quando estamos a falar de turismo não estamos a falar só de alojamento e de restauração, mas também de agências de viagens, de rent-a-car, de atividades de animação turística. Estamos a falar de uma panóplia de atividades. Grande parte das empresas procuram mais mão-de-obra que permita garantir que o crescimento da oferta possa ter um correspondente do ponto de vista da capacidade de poder receber os turistas com a qualidade e a excelência pelas quais temos vindo a pautar o nosso setor do turismo. Então, esta dimensão dos recursos humanos é crítica e também a sua qualificação. E esta questão da imigração traz-nos o desafio da qualificação daqueles que procuram fazer carreira no setor do turismo, que temos de receber bem, de forma inclusiva, mas temos de qualificar esses recursos humanos. E é uma qualificação que exige também competências específicas, a questão da língua, a questão da cultura, a questão do conhecimento da história, para que haja uma empatia entre quem trabalha no setor e o turista. Portanto, é um tema que é uma prioridade do Turismo de Portugal.
As empresas do setor deviam aumentar os salários mais do que têm feito até agora para conseguir reter talento no país?
As empresas têm feito ao longo dos últimos anos um esforço para melhorar aquilo que são as condições salariais dos trabalhadores. E não só condições salariais, mas também a proposta de valor que as próprias empresas entregam aos trabalhadores. Mas, falando apenas na questão salarial, aquilo que tem acontecido ao longo dos últimos três anos tem sido um aumento médio dos salários no turismo de 6% ao ano, que é o dobro daquilo que é o crescimento da média da economia nacional, o que significa que o setor está a fazer um esforço para aumentar os salários. E é um esforço que tem de continuar.
O turismo de Portugal acabou de inaugurar um novo centro de inovação. Que projeto é este?
Para continuarmos a crescer, e é esse o grande propósito que o setor tem, tem de ser de forma cada vez mais inteligente, cada vez mais assente na diversificação do produto, na inovação, na qualificação, de forma mais responsável e mais sustentável. Temos de encontrar sempre, todos os dias, melhores soluções para os problemas que temos e que vamos encontrando e, até, pensar em problemas que ainda não temos hoje, mas vamos ter depois e começar a pensar já nas soluções. E isso implica um cuidado diário com o tema da inovação, da diferenciação, como é que vamos encontrar as melhores soluções para a operação nos hotéis serem mais eficientes, por exemplo. Para tornar os aeroportos e os fluxos nos aeroportos mais eficientes, para que as pessoas não passem tanto tempo no aeroporto? Como é que gerimos de forma mais inteligente o território? Como é que ligamos os diversos pontos e os ativos que existem no território? Isso implica implica procurar soluções novas. E o Centro de Incubação de Base Tecnológica no Turismo tem precisamente isso por objetivo. É pensar em inovação, encontrar soluções, gerar parcerias. Ter colaboração e parcerias com empresas multinacionais já estabelecidas e que possam ter soluções na área da tecnologia que nos possam ajudar a crescer. E tecnologia, quando falo na tecnologia, não falo num sentido restrito da palavra. Tecnologia é hoje também encontrar, por exemplo, um colchão que tenha melhores condições do ponto de vista daquilo que é o conforto para quem se deita nele num quarto de um hotel. Temos de encontrar as melhores soluções para conseguirmos fazer o quê? Mais e melhor. E só conseguindo fazer mais e melhor todos os dias, que é o que o setor tem vindo a fazer ao longo dos anos, é que vamos continuar a crescer. Porque queremos crescer de forma inteligente, ou seja, assente muito na diversificação, assente muito na inovação, assente na qualificação dos recursos humanos e de forma responsável e sustentável.
O programa do Governo prevê 12 pontos para impulsionar ainda mais o turismo. Já conhece essas prioridades do Executivo? Já reuniu com Pedro Machado, o secretário de Estado do Turismo?
Naturalmente que sim. As prioridades vão muito em linha também com aquilo que temos vindo a falar. Uma aposta muito grande naquilo que é, primeiro, o posicionamento do turismo enquanto um setor nuclear no crescimento da economia portuguesa e isso é uma dimensão importante. O turismo não é uma coisa à parte da economia, às vezes falamos muito de economia e depois falamos de turismo quase como se as coisas não estivessem ligadas. Não, o turismo está dentro da economia. O turismo é uma atividade nuclear para fazer crescer a economia portuguesa de uma forma inteligente, desde logo pelo efeito da alavanca que tem nos outros setores de atividade e também pelo efeito que tem no incremento do valor da marca Portugal e do impacto que isso tem depois em todas as outras atividades.
Quanto ao aumento dos fluxos turísticos das grandes cidades, como Lisboa e Porto, como é que se pode gerir a pressão nos centros das cidades?
O turismo é importante porque impacta positivamente a vida das pessoas e esse é o pressuposto de base. E por isso temos de estar sempre atentos àquilo que são os fluxos dentro do território, por isso é que temos a preocupação de levar o turismo a todo o território durante todo o ano e, sobretudo, de gerir de forma cada vez mais inteligente as cidades e os territórios. Hoje a cidade de Lisboa ou a cidade do Porto, é diferente da cidade de Lisboa e da cidade do Porto de há 20 anos, daquilo que são os seus equipamentos, que é a sua capacidade de receber, que evoluiu muito significativamente. E isso permitiu também que fosse aumentada a sua fruição. Temos de ter atenção a essas dimensões e criar produtos turísticos que permitam a procura de outros locais dentro do território nacional, daí a nossa preocupação de trabalhar muito os ativos e os recursos que existem no interior do país, para que de facto haja procura e os fluxos turísticos vão por todo o território e ao longo de todo o ano. E trabalhar de uma forma que garanta que efetivamente o turismo continua a ser absolutamente determinante para impactar de forma positiva na vida das pessoas. Mas esta pressão turística nos grandes centros não tem esbatido a identidade das culturas locais, o turismo tem de ser líder na defesa da autenticidade das cidades. Porque é a autenticidade das cidades que permite entregar a quem nos visita uma experiência única.É bom ver que o turismo também contribuiu muito para a qualificação das próprias cidades. As cidades foram qualificadas e hoje são diferentes do ponto de vista até de fruição do seu espaço público. O próprio alojamento local, quando nasceu e quando começou a ter mais estrutura, fez um caminho extraordinário na qualificação das cidades.
Mas nesta altura faz sentido haver limites para precisamente não descaracterizar as cidades?
O tema do alojamento local está a ser visto pelo Governo. O Governo já anunciou medidas onde a dimensão do alojamento local está prevista, portanto, são medidas que vão estar em curso e naturalmente depois temos de aguardar que essas medidas sejam definidas para depois podermos avançar.
Há projetos que estão a ser financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência no setor do turismo?
Há projetos que estão a ser financiados no âmbito das agendas mobilizadoras. Há uma agenda em concreto que diz respeito ao setor do turismo e que cujo nome é Transformar o Turismo e que tem um conjunto de parceiros. É um investimento de 150 milhões de euros feito por 33 entidades, entre as quais o próprio Turismo Portugal. Está em curso dentro daquilo que são os prazos estabelecidos e tem projetos que a curto e médio prazo poderão ser bastante impactantes no setor. Por exemplo, temos um projeto que permitirá, através do uso da inteligência artificial, conhecer de uma forma cada vez mais fina aquilo que são as tendências de mercado que existem nos outros países e adequar as nossas campanhas de promoção precisamente a essas tendências. Portanto, esta dimensão da inteligência artificial é uma dimensão que acompanhamos com muita atenção. Há outros projetos na agenda, como a melhoria da fruição do espaço dos aeroportos apresentados pela ANA e outros.
E os prazos de execução estão a ser cumpridos?
Os prazos de execução, dentro daquilo que está acordado com o PRR, estão a ser cumpridos. Temos também outro projeto importante, que tem a ver com a requalificação e modernização da nossa rede de escolas de hotelaria. São 12 escolas de hotelaria que temos em todo o território e uma das dimensões do PRR é, de facto, o apoio à requalificação dessas escolas e, portanto, dentro daquilo que são os prazos definidos pelo PRR, os projetos estão a ser desenvolvidos.