No início de março, o atendimento no Centro Nacional de Pensões (CNP) passou a ser realizado apenas por marcação prévia. Desde então, 1416 pessoas foram atendidas neste regime e o tempo de espera foi inferior a 2,5 dias. A Segurança Social admite reforçar pessoas no atendimento se a procura o justificar..A forte redução de funcionários do Instituto de Segurança Social (que tutela o CNP) observada nos últimos anos agravou de fora crescente o problema das longas filas de espera à porta do Centro Nacional de Pensões. E não faltam relatos de pessoas que se concentravam frente ao CNP muito antes da hora de abertura e queixas de que as senhas (para pedidos de informação ou para entrega de documentos) esgotavam minutos depois do serviço abrir portas..Esta situação levou o ISS a avançar, no âmbito do Plano Estratégico do Atendimento na Segurança Social, no início deste mês para o atendimento por marcação. Dados facultados ao DN/JN/Dinheiro Vivo pelo ISS mostram que desde o início do ano foram realizadas 3597 marcações de atendimento no CNP. Deste total, 1416 chegaram depois de 1 de março. O número médio de dias entre a marcação e o atendimento tem rondado os 2,39 ( o que significa que se uma pessoa fizer a marcação a uma segunda-feira consegue ser atendida na quarta-feira à tarde ou no dia seguinte) mas o ISS assinala que "este valor será tendencialmente ajustado à disponibilidade atual". Assim, e "caso a procura assim o justifique poderá ser equacionada a possibilidade de disponibilizar mais postos de atendimento para marcação prévia"..Em média o CNP atende cerca de 450 pessoas por dia, entre atendimento por marcação, entrega de documentos e triagem qualificada, sendo que desde que o novo sistema avançou "não se verificou mais a suspensão de senhas", refere fonte oficial do ISS,.Para além do atendimento personalizado por marcação, o Centro Nacional de Pensões dispõe de atendimento para entrega de documentos e de uma triagem qualificada, através da qual os utentes podem marcar o seu atendimento, receber formulários ou obter o envelope para a entrega rápida de documentos (atendimento diferido).