Meio milhar de postos abastecidos por energia verde, permitindo que 100% da rede consuma eletricidade renovável. A marca é hoje celebrada pela Cepsa, que instalou 12 mil painéis solares nas suas estações, em parceria com a Redexis, permitindo a redução de mais de 3500 toneladas de CO2 por ano - o que equivale à plantação de 1700 árvores. O objetivo é criar a primeira rede global de energia fotovoltaica em postos de abastecimento da Europa, rumo ao patamar das zero emissões líquidas até 2050.
"Queremos oferecer diferentes soluções para a mobilidade sustentável e em simultâneo garantir uma experiência agradável e completa nos nossos postos, que estamos a converter em espaços de serviços de multimobilidade e de ultraconveniência", explica Pierre-Yves Sachet, diretor de Mobilidade e Novo Comércio da Cepsa.
Com uma capacidade de produção de 10 mil MWh/ano, o equivalente ao consumo energético anual de 4 mil moradias, os painéis instalados vão abastecer as estações de serviço durante o dia, sendo o excedente direcionada para a rede de distribuição, de forma a aproveitar toda a produção.
A Cepsa explica que a aposta nesta transformação está enquadrada na estratégia Positive Motion 2030, que traça passos firmes para o objetivo de se transformar "numa referência na transição energética", atingindo a liderança "na mobilidade e energia sustentáveis no mercado ibérico, durante esta década".
Além da instalação dos painéis, a Cepsa está, por isso, a transformar em espaços de multimobilidade os seus mais de 1800 postos, espaços que estão também a ser digitalizados para oferecer "uma grande variedade de serviços de ultraconveniência e restauração", bem como diferentes soluções energéticas aos clientes.
Parceira nesta iniciativa, a Redexis tem também em curso o plano Energía26, que prevê um investimento superior a mil milhões em cinco anos para reforçar a implementação de infraestruturas sustentáveis e de transição energética.